Final Fantasy XIV: Letter from the Producer Live – 18/02

Na noite do último dia 18 de fevereiro tivemos mais uma edição do Letter from the Producer Live, stream na qual o time de desenvolvimento de Final Fantasy XIV, pela voz do diretor e produtor Naoki Yoshida (Yoshi-P), fala sobre as próximas novidades do game. E foi exatamente o que tivemos aqui, uma visão geral das mudanças do game para curto e longo prazo.

A apresentação começou com uma breve retrospectiva da evolução do jogo, desde o patch 1.0 até o lançamento de Endwalker.

Passado esse assunto, o próximo tópico foi falar do futuro de Final Fantasy XIV, sobre os próximos 10 anos do jogo. E ai apresentação se dividiu em três partes: as melhorias na experiência de jogo solo e multiplayer; a primeira atualização gráfica e o roadmap dos próximos patchs.

Experiência aprimorada

O objetivo da equipe é tornar Final Fantasy XIV ainda melhor tanto para quem joga sozinho como para os grupos. Pensando nisso, algumas mudanças interessante estão previstas:

  • O sistema de Trust será ampliado de forma massiva.
  • Durante os patchs 6.x o Trust será implementado em todas as dungeons de main scenario e Trials de 4 jogadores usando o Trust.
  • Patch 6.1 irá implementar o Trust nas Duties de Scenario – Castrum Meridianum e The Praetorium se tornarão dungeons de 4 pessoas.
  • Algumas dungeons sofrerão ajustes para se adequar ao Trust – a gosma de Toto-Rak que dá slow será removida, por exemplo.
  • Cape Westwind será transformada em uma batalha instanciada – Solo Duty.
  • Os personagens liberados nos Trust podem variar dependendo do momento da história.
  • Trials de 8 jogadores não serão atualizados por enquanto, mas estão sendo considerados para depois do 7.0.

Atualização gráfica

  • Pela primeira vez desde o lançamento, o jogo receberá uma atualização gráfica.
  • Enquanto esse assunto já está em desenvolvimento, a implementação deve ocorrer no patch 7.0
  • Atualizações nas animações e iluminação também estão planejadas.
  • Novos gráficos não serão iguais a de jogos stand-alone.
  • Especificações mínimas para PC irão mudar depois do 7.0
    • Mesmo assim, a equipe está tentando acomodar a maior variedade de hardwares possíveis.
  • O suporte para PlayStation 4 deve continuar por um bom tempo ainda.
  • Testes já estão sendo feitos pelas equipes de desenvolvimento.

Confira algum exemplos de testes nos modelos atualizados de personagens. São só conceitos e não necessariamente serão o resultado final.



As atualizações gráficas também irão contemplar novas texturas e visual de materiais. A iluminação de cidades e mais efeitos de luz e sombra, também serão renovados. Yoshi-P comentou que enquanto novos itens já virão seguindo as novas diretrizes, aqueles que já estão no game serão alterados por etapas. O mesmo vale para NPCs que, dependendo do tipo de construção, podem ter os novos efeitos em tempos diferentes.


No caso de Titania, Yoshi-P deixou claro que o visual dela não deve mudar tanto, mas que a imagem da direita foi feita para testar recursos e ver até onde o time poderia mexer nos ambientes. E lembrou novamente que todas essas imagens são estágios iniciais de desenvolvimento. Nenhum cenário já existente deve ter mudanças radicais com os novos efeitos.

Vale notar que as mudanças de cenário devem afetar todos os mapas, novos e antigos. Novos pontos de iluminação, texturas melhoradas, melhoras na resolução de sombras, folhagens melhor trabalhadas e mesmo efeito de neblina.

Roadmap de atualizações

Dando prosseguimento agora foi a vez de entrar em detalhes sobre o que veremos em questão de conteúdo nas próximas atualizações. Além dos updates da Main Scenario Quest ao longo dos patchs 6.1 até 6.5, duas linhas de missões paralelas foram confirmadas para esse intervalo: “Somehow Further Hildibrand Adventures” (ELE VOLTOU!!) e “Tataru’s Grand Endeavor”.

Alias o patch 6.1 deve chegar por volta do mês de abril. Uma outra Live Letter específica para ele deve acontecer em março.

Conteúdos planejados para o patch 6.1

  • Myths of the Realm #1 (Alliance Raid).
  • Crystalline Conflict (PVP).
  • Arkasodara Tribe Quest e Diárias.
  • Dragonsong’s Reprise (nova Ultimate Duty).
  • Ultima’s Bane (Unreal) – será lançado duas semanas após o patch 6.1.
  • Trust System em “A Realm Reborn”.
  • Novo Calling Card-style UI (nome provisório) – um novos sistema, não foi muito bem explicado.
  • Novos estilos de cabelo para Hrothgar.
  • Empyreum (Ishgard Housing).
  • Custom Deliveries: Ameliance.
  • Glamour Plates vão receber alguma atenção (mais espaços?).
  • Novos trials e outros conteúdos.
  • Viagens de Data Center estão previstas para o patch 6.18.

Conteúdos planejados para o patch 6.2

  • Trust system para as dungeons de main scenario do 2.x.
  • Trust system para 2 ou 3 dungeons de main scenario do Heavensward.
  • Novos incrementos de armas.
  • Novas dungeons “Criterion”, com dificuldade variável, dependendo do número de pessoas (de 1 a 4).
  • Island Sanctuary.
  • Mais: Pandaemonium, Faux Hollows, trials e mais.

Conteúdos planejados para o patch 6.3

  • Trust system para as dungeons restantes do Heavensward.
  • Deep Dungeon series #3.
  • Ultimate Duty #5.
  • Atualização em Island Sanctuary.
  • Mais: Myths of the Realm, Faux Hollows, trials e mais.

Conteúdos planejados para o patch 6.4/6.5

  • Trust System para as dungeons do Stormblood.
  • Criterion dungeons #2 e #3.
  • Areas adicionais de Island Sanctuary.
  • Gold Saucer deve receber atualizações.
  • Atualizações de Blue Mages estão nos planos mas podem ou não entrar nesse ciclo. Depende de vários fatores e não é a prioridade na lista.
  • Mais: conclusão de Pandaemonium, Myths of the Realm, Faux Hollows, trials, etc.
  • Mais sobre esses patchs ainda está sendo discutido.

Por fim, Yoshi-P comentou que a equipe está comprometida em entregar o melhor resultado possível mas, ao mesmo tempo, pediu compreensão dos jogadores pois ele não pretende ultrapassar os limites da equipe, para que todos trabalhem em um ambiente saudável. Por isso o período de lançamento entre patchs será um pouco maior. Ele mostrou um gráfico de como o volume de trabalho aumento entre o patch 3.3 para o 5.3.

Em resumo foi isso. Após esse bloco rolou um Q&A com várias perguntas sobre vários aspectos do jogo (e recheados de spoilers). Quem quiser ver a apresentação completa, está no Youtube.



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV

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