Nomura fala sobre o futuro de Kingdom Hearts em entrevista

A série Kingdom Hearts celebra duas décadas de vida em 2022 e os fãs de Sora, Pateta e Pato Donald tem bastante para comemorar. Com o anúncio recente do quarto jogo da séria principal (que conta com dezenas de títulos), a franquia deve tomar novos rumos daqui para frente. E sobre isso o diretor Tetsuya Nomura foi entrevistado pela Game Informer, que publicou hoje o artigo. Aqui vamos destacar alguns dos pontos da conversa.

Logo no começo da entrevista, Nomura é perguntado sobre os cliffhangers, uma constante nos finais da série. O diretor afirma que todos os jogos são pensados como produtos únicos, contidos em si mesmos e que possuem um encerramento com sentido. Mas Kingdom Hearts é uma série que ainda está ativa, existem muitos mistérios em andamento. Toda vez que os fãs acham que descobriram algo, surge outra coisa para ser desvendada.

“Suponho que seja uma combinação de apenas tentar garantir que o jogo esteja contido em si mesmo e chegue a um fim claro, mas também que está apenas tentando preparar um novo mistério para que os fãs estejam cientes do que será importante no próximo título ou a próxima parte da história que está chegando. Pessoalmente, sinto que essa abordagem não é nada de especial, é algo que todos os desenvolvedores de jogos devem considerar quando fazem seus jogos.”

Nomura ainda finaliza que seus cliffhangers favoritos são do primeiro Kingdom Hearts pois, na época, acreditava que os jogadores não achavam que a história pudesse continuar. Ele também cita uma cena específica no final de Kingdom Hearts III, quando um certo personagem remove seu capuz, mostrando sua real identidade. “Eu realmente gostei da reação dos fãs, somente por ser algo que eu estava esperando.

Seguindo a entrevista, Nomura é perguntando sobre a popularidade de personagens vindos dos jogos Birth By Sleep e Kingdom Hearts 358/2 Days. O diretor admite que não esperava que algumas das figuras desses títulos caíssem tanto no gosto popular. No futuro ele não tem certeza se essas histórias terão continuidade, pois Kingdom Hearts IV será mais voltado ao desaparecimento de Sora. Mas o time de desenvolvimento está atento aos comentários dos fãs, então possibilidades para esses personagens voltarem existem.

O próximo ponto interessante é sobre a participação de Sora em Super Smash Bros. Ultimate. Nomura afirmou que ficou muito contente em tornar isso real e comentou que a Disney nunca foi se colocou contra essa iniciativa, mas ele próprio estava meio receoso.

“Nos bastidores, era eu quem estava sendo muito exigente sobre sua aparição em Smash Bros. A Disney somente disse: ‘Vá em frente! Esta é uma grande oportunidade’. Eu pensei que seria difícil de realizar porque poderia colidir com a tradição estabelecida em Kingdom Hearts e nos mundos da Disney, então foi uma oportunidade que eu tive que considerar com muito cuidado. Depois de ver como todos ficaram felizes em receber Sora no Smash Bros., sinto que o resultado final foi realmente ótimo.”

A conversa avança sobre o que poderemos encontrar em Kingdom Hearts IV. Primeiro de tudo, Sora ainda deve se manter como protagonista da série por um bom tempo. Nomura considera ele como único nome possível para o papel de destaque. Se por um acaso ele deixasse o protagonismo de Kingdom Hearts, isso seria também o fim dos jogos numerados.

Nomura afirma que teremos mundos da Disney no novo jogo com certeza, que os fãs não precisam se preocupar – dúvida que surgiu em algumas discussões devido ao novo estilo mais realista dos gráficos. Talvez seja algo diferente dos games anteriores mas, de acordo com o diretor, uma vez que os jogadores tenham contato com o game, está certo que todos ficarão tranquilos sobre isso.

Por outro lado, aqueles que gostariam de ver mais Final Fantasy na série podem ficar desapontados. Enquanto no começo esses personagens foram usados como uma forma de introduzir os nome inéditos junto aos mundos da Disney, atualmente existem tantos personagens originais de KH que fica difícil arrumar espaço para isso.

“Com Kingdom Hearts III já tínhamos tantos personagens originais de Kingdom Hearts que era difícil encontrar espaço para incluir mais personagens de Final Fantasy. Estamos tentando encontrar um bom equilíbrio para isso. Eu sei que alguns fãs ficaram preocupados e queriam ver mais personagens de Final Fantasy. Isso é algo que definitivamente estamos pensando. Mas apenas com o grande número de personagens originais que temos agora, é difícil dizer qual será o equilíbrio exato e como será em Kingdom Hearts IV. Ainda não podemos dar uma resposta firme sobre isso”.

Fechando o assunto, Nomura afirma que não pode dar mais detalhes do que podemos esperar em Kingdom Hearts IV, mas pediu que todos olhassem com atenção para KH Missing-Link, que deve ter um closed beta lançado ainda esse ano. Ele sabe que nem todo mundo é adepto de jogos mobile, mas espera que esse jogo seja mais acessível nesse aspecto.

“A maneira mais fácil de obter mais novas informações e dicas sobre Kingdom Hearts IV seria primeiro jogar Missing-Link. Haverá mais alguns mistérios, não relacionados especificamente a Kingdom Hearts IV, mas da série como um todo. Além disso, algumas figuras que aparecem em Missing-Link estão ligadas a Kingdom Hearts IV. Isso é tudo o que posso realmente dizer agora.”



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV