Cinco coisas que FF XIV não te conta – e vão melhorar sua vida

Final Fantasy XIV é um jogo com um mundo gigante para ser explorado. E, embora o jogo tenha diversos tutoriais, especialmente no seu começo, algumas coisas simplesmente não são contadas, ou ficam tão escondidas que é fácil passar batido por elas.

Dito isso, separei cinco pontos que podem te ajudar nas aventuras por Eorzea. Existem muito mais coisas para comentar, claro, mas vamos começar pelo simples. Quem sabe não trazemos mais conteúdos sobre isso no futuro?

1-Mostrar a porcentagem de HP do alvo

Uma coisa que nunca entendi é porque a porcentagem de HP do alvo não é mostrada por padrão nas configurações. Para ativar essa opção, vá até Character Configuration > UI Settings > aba HUD. A opção é a última da lista.

Alias, já que estamos aqui outra dica. Na aba “General” você pode desativar aquelas janelas de Recomendações que sempre aparecem quando entramos no jogo.

 

2-Marcador “Abraço coletivo”

Quem está acostumado com as lutas de Final Fantasy XIV deve estar familiarizado com os diversos marcadores, mas quem está começando pode se confundir. Alguns são mais fáceis de deduzir, como o de stack ou o de dano em área. Mas um marcador que considero não tão direto ao ponto é essa seta vermelha, o qual eu chamo de “abraço coletivo”. Isso porque ele indica que as pessoas com a marca devem se juntar, mas só elas!

Em algumas lutas somente estar perto de um amigo já é suficiente para prevenir o dano ou status negativo. Em outras, geralmente em Alliance Raids, quanto mais gente junta, menor o dano tomado.

 

3- Atalho rápido para itens de missão

Existem centenas de missões que pedem que você entregue algum item como requisito para serem concluídas. Para essas missões o mais habitual é arrastarmos os itens de nosso inventário para a nova janela, mas há um jeito mais prático. Na janela de Item Request, ao clicar com o botão direito no ícone, o jogo já puxa automaticamente o item caso você o tenha no seu inventário. Para quem é do console, só apertar Quadrado e depois X para entregar o objeto.

 

4- E…. Esuna?

Que já tem alguma bagagem de Final Fantasy já deve conhecer a magia “Esuna” que, de modo geral, serve para remover status negativos de aliados. Ela está presente em FF XIV, é uma habilidade comum para todos os healers e, embora ela não apareça a todo momento, em certas lutas o uso é crucial para um confronto. Só que nem todos os status podem ser removidos com Esuna.

A diferenciação é feita por uma barra azul que fica acima do ícone. Com a barrinha, o “Esuna” é efetivo, sem ela não é. No começo do jogo essa mecânica é mais tranquila mas, mais para a frente, é bom ter isso bem afiado para responder rapidamente contra alguns ataques.

 

5- Interrompendo na hora certa

Tanks e Ranged DPSs possuem uma habilidade bem específica para interromper determinados ataques inimigos. São elas “Interject” e “Head Graze”, respectivamente. O problema é que o jogo não te avisa quais ataques podem ser interrompidos. Então vamos lá.

A barra de cast padrão é de cor amarela e “Interject” e “Head Graze” NÃO funcionam com ela.

Essas duas habilidades vão funcionar somente quando a barra de cast for VERMELHA, tal como a imagem abaixo.



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV