Análise: Fall Guys: Ultimate Knockout caiu dos céus!

Vamos voltar um pouco no tempo, para o final de 2019. Naquela doce época em que abraços e apertos de mão eram meras trivialidades, ninguém imaginaria que 2020 seria essa montanha-russa que só desce. Contudo no mundo dos games as coisas estavam mais ou menos desenhadas e, até o momento, vai tudo seguindo o esperado.

Jogos como Final Fantasy VII: Remake e The Last of Us Parte 2, surpreenderam muito por suas narrativas, mas ninguém duvidava que seriam grandes lançamentos. Na batalha da próxima geração, os próximos consoles da Microsoft e Sony deram suas caras e devem estar entre nós até o final do ano.  O que ninguém poderia imaginar é que uma das sensações de 2020 é um game que mistura Battle Royale com Olimpíadas do Faustão e bichinhos coloridos. Esse é Fall Guys: Ultimate Knockout.

Disponível desde o dia 4 de agosto para PlayStation 4 (um dos jogos do mês da PlayStation Plus) e PC, o game é desenvolvido pela Mediatonic e sua essência é bem simples. Em partidas de até 60 jogadores, seu objetivo é ser o último sobrevivente em uma série de etapas (cinco, no máximo) compostas das mais variadas atividades que fazem jus as já citadas Olimpíadas do Faustão ou qualquer outro show de TV com provas absurdas os quais a graça de assistir é ver gente caindo.

As provas variam de corridas de obstáculos, jogos da memória, pega-pega e equilíbrio. Há também partidas em equipe, que são igualmente  divertidas. Vale destacar a física do game que deixa tudo mais engraçado, da movimentação desengonçada dos Fall Guys ao movimento de plataformas, balanços e outros elementos que estarão prontos para te atrapalhar em sua busca pela vitória.

Outro ponto que merece destaque é que, ainda que existam estratégias para alguns mapas e manhas para pular aqui ou ali, o fator incerteza sempre presente nas fases, garante que tanto casuais como jogadores ferrenhos achem seu lugar de diversão. Nada está no seu controle o tempo inteiro e você mesmo pode se tornar um agente do caos, o que é maravilhoso. Esse nivelamento, que em quase todos os jogos seria algo preocupante, em Fall Guys é uma qualidade certeira para o sucesso.

Tudo muito simples e até com um ar “bobo” posso dizer, na melhor forma possível. Os bonequinhos engraçados com suas roupas esquisitas, os mapas extremamente coloridos e todos tropeços e caos de cada partida são tudo o que o que os Battle Royales não são hoje em dia, o que é ótimo. Um gênero relativamente recente mas já preso em alguns moldes e mecânicas comuns encontra em Fall Guys uma ótima reimaginação. Não que seja difícil pensar em modelos diferentes do já clássico “shooter em ilha com baús de loot e ação frenética”, mas é bom que uma ideia nova tenha vingado e mostrado que sempre existem outros caminhos.

Finalizando tudo, Fall Guys com certeza é um dos melhores lançamentos de 2020, com sua simplicidade e suas provas malucas que podem ou não envolver habilidade na busca pela coroa. E embora todo mundo queira ser o campeão, aqui o que vale é rir da confusão toda e tirar o melhor proveito de tudo. Tipo a vida.



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV