Final Fantasy XIV: novos servidores e retomada das vendas

O último mês foi bastante intenso para os jogadores de Final Fantasy XIV. Além da chegada da última expansão, Endwalker, o número de usuários simplesmente explodiu, acarretando em filas de login enormes e levando a Square Enix a tomar algumas medidas restritivas. Mas de acordo com último comunicado da empresa, as coisas devem começar a voltar ao normal no fim de janeiro.

Em uma longa publicação feita hoje, Naoki Yoshida, diretor e produtor do jogo, detalhou os próximos passos relacionados as melhorias de infraestrutura do game. Como são muitas coisas, vamos por tópicos:

Data Center da Oceania – O novo data center deve entrar no ar no dia 25 de janeiro, duas semanas antes do previsto pela equipe. Devido ao grande fluxo de jogadores o Data Center irá abrir com cinco Mundos (inicialmente estavam previstos três no lançamento). Os detalhes dos bônus de transferência já foram disponibilizados, e incluem bônus de EXP e compensações em Gil para os personagens.

Serviço de Transferência de Home World – O serviço de transferência será retomado no dia 26 de janeiro e será disponibilizado para todos os Data Centers. Ainda poderão haver restrições para Mundos congestionados.

Data Center Travel System – O serviço de visita a outros Data Centers foi adiado para implementação do patch 6.1x. O sistema funcionará da seguinte forma:

  • Jogadores poderão visitar Mundos de outros Data Centers que estejam fisicamente no mesmo lugar.
  • Jogadores não poderão visitar Mundos de Data Centers de outras regiões. Essa implementação é tecnicamente possível mas ainda está sendo considerada pela equipe.
  • A viagem entre Data Centers é feita pela tela de seleção de personagem e não dentro do jogo.
  • Algumas restrições extras são aplicadas aqui em relação ao sistema de visita de Mundo. Jogadores não terão acesso ao chat da Free Company ou Cross-World Linkshells. A formação de grupos e uso do Duty Finder continua da mesma forma.

Novos Data Centers – Além do lançamento do Data Center da Oceania, expansões na estrutura atual serão aplicadas ao longo de 2022. O número de Mundos será rearranjado para garantir uma operação mais fluida, especialmente em momentos de grande fluxo de jogadores.

  • Japão – O número de Data Centers será aumentando de 3 para 4, com o mesmo número de Mundos, 32. Dessa forma, a configuração será a de oito Mundos por Data Center. Isso implicará em algumas mudanças para jogadores, pois Mundos serão reagrupados, mas o time promete se esforçar para que isso tenha o menor impacto possível. Essas mudanças estão previstas para julho de 2022.
  • América do Norte – Estão previstas duas grandes expansões, a primeira em agosto de 2022 e a segunda para o 1º semestre de 2023. Na primeira fase, um novo Data Center e quatro novos Mundos serão adicionados. Na segunda etapa, outros quatro novos mundos serão implementados neste novo DC. Também há planos de um upgrade em larga escala para a próxima grande expansão (patch 7.0).
  • Europa – Estão previstas duas grandes expansões, a primeira em agosto de 2022 e a segunda para o 1º semestre de 2023. Na primeira fase, quatro novos Mundos serão adicionados, dois em cada Data Center atual. Na segunda etapa um novo Data Center será implementado com oito novos Mundos.

Volta das Vendas Online – Após mais de um mês de paralização, as vendas do jogo voltarão a partir do dia 25 de janeiro. A equipe levou em consideração a abertura dos novos mundo na Oceania e os números de acessos e playtime estarem voltando ao patamar normal. A criação de contas Free Trial, por outro lado, ainda estará fechada, devendo voltar em um segundo momento conforme a equipe garante a estabilidade dos servidores.



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV

3 thoughts on “Final Fantasy XIV: novos servidores e retomada das vendas

Fechado para comentários.