Master Coberturas: 23º Ribeirão Preto Anime Fest

No último domingo, dia 7 de agosto, aconteceu o 23º Ribeirão Preto Anime Fest e nós aqui do Mastermune estivemos presente para conferir como foi esse evento, que voltou após um hiato de dois anos devido à pandemia. E devemos dizer que foi uma experiência bastante agradável.

Realizado no prédio da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) houve uma boa presença do público. Acredito que para muita gente provavelmente foi a volta a um festival presencial depois de muito tempo. Ainda assim, o espaço comportou bem o pessoal e só notamos um pouco mais de muvuca nas barracas de alimentação, mas nada fora do normal.

No que diz respeito as atrações o Ribeirão Preto Anime Fest trouxe tudo que esperamos ver em um evento de anime: salas temáticas, área de games, lojinhas e tudo mais. As apresentações no palco principal com o Circuito K-Pop Dance, Circuito Cosplay e a presença de dubladoras que participaram da animação “Encanto” da Disney chamaram bastante atenção. O Artist Alley também estava bem movimentado.

RPGs e Board Games

Dentro das diversas atrações, olhamos com mais atenção para as salas temáticas. Em especial as dedicadas a RPG, Boardgames e Cardgames pelo intenso movimento sempre que passávamos por perto. Então decidimos falar com o pessoal para entender melhor esse sucesso todo.

Falamos com o Filipe, um dos responsáveis pela sala RP², que trouxe diversos boardgames e RPGs para o evento. É a terceira vez que eles participam e não esperavam tanto movimento. “Estou aqui já pensando em pedir uma sala maior para o ano que vêm”, comentou. Filipe explicou que muita gente que mal conhecia RPG apareceu, provavelmente pelo impacto de Stranger Things na cultura pop. E para isso eles tentam adaptar sistema de universos conhecidos, como Resident Evil, The Legend of Zelda e outras séries famosas. “Nosso grupo tem a missão de propagar o RPG de forma gratuita. Para isso temos também um Apoia-se para ajudar a manter o projeto”, complementa.

Sala cheia!

Outro espaço muito movimentado foi o da Ludens, loja de Ribeirão Preto especializada em board games e RPG. O espaço disponibilizou diversos jogos, desde os mais família até os mais competitivos. Além de espalhar a palavra dos jogos de tabuleiro, a própria loja aproveitou o espaço para divulgar sua volta. Devido a pandemia a Ludens havia fechado suas portas em 2020, mas volta agora em 2022 com sede física.

Na loja eles contam com mais de 300 jogos para diferentes estilos e gostos, dos mais família até aqueles feitos para perder a amizade – que sempre são ótimos, diga-se de passagem! Uma pena que nosso tempo no evento era a curto, mas a vontade de passar a tarde jogando foi grande.

Board games e RPG rolando na sala da Ludens

Cosplay

Outra coisa que nos chamou atenção pelo evento foi a variedade de pessoas usando cosplay. Nem estou falando do palco principal, mas andando pelo lugar mesmo. Sobre isso achamos um espaço muito legal, a Imaginary CosPhoto, que além de oferecer fotos, também levou maquiagem profissional, tanto para cosplayer, ou para quem só queria ter uma make estilo Naruto.

O fotógrafo Fernando Augusto,(@fefolhes), falou: “Esse projeto já existe há 12 anos, fotografo cosplayers há 8. Nesse caminho conheci minha esposa, a Larissa (@donnarabisco), que é uma tremenda maquiadora. Então fechamos um pacote. A ideia é essa!” Fernando tem planos até de oferecer um atendimento especial para cosplayers que estejam concorrendo a premiações nos eventos com espaço para maquiagem.

Maquiagem sendo feita na hora

“Nós temos outros projetos. No meu perfil pessoal tenho algumas fotos nas quais venho tentado trazer coisas diferentes. Menos da moda e mais da representação do personagem. Um pouco mais de movimento, mais de ação. Não dá para ser igual a uma pose de mangá, por exemplo, mas tentamos chegar o mais perto possível”, completou Fernando.

Por fim…

Como mencionei lá no começo do texto, a impressão que tivemos da nossa ida ao Ribeirão Preto Anime Fest foi bem positiva. Não percebemos nenhum problema de organização e as pessoas pareciam estar de divertindo. Falando em pessoas, como notado pelo pessoal do RPG, percebemos que no geral havia uma boa presença do público mais jovem o que é ótimo para manter as engrenagens girando.



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV