Final Fantasy XIV: Guia – The Mothercrystal

The Mothercrystal é segundo dos três trials disponíveis ao longo da história principal de Endwalker. Eu imagino que se você chegou procurando esse guia já deve saber o que acontece em relação a história, mas fica o alerta de spoilers caso tenha caído aqui de paraquedas.

Outro aviso importante é que, até o momento, é o único Trial que conta com o sistema de Trust, que permite jogá-lo com NPCs. Jogando nessa forma, o jogador terá duas cargas do buff Willful, que vai traze-lo de volta a vida caso morra durante o combate.

The Mothercrystal

A primeira fase da luta terá os seguintes ataques:

  • Heroes’s Radiance e Magos’s Radiance : Dano em área na raid.
  • Mousa’s Scorn: Tankbuster dividido entre os dois tanques. Use mitigações.
  • Heros’s Sundering: Tanksbuster single target em formato de cone. Qualquer outro jogador deve evitar ficar atrás do main Tank.
  • Dawn Mantle: Esse golpe possui três variações que são identificadas pelo sinal ao redor da chefe. Via de regra, Hydaelyn vai começar usando o vermelho ou verde na primeira execução, e a cor oposta na segunda. A terceira será azul. E após isso as outras ocorrências são aleatórias.
    • Dancer Chakrams (Vermelho): Dano de Rosquinha, a região segura é dentro do círculo de acerto da chefe.
    • White Mage Staff (Verde): Um dano em área com centro em Hydaelyn. A alcance é grande, se afaste bastante dela.
    • Paladin Sword & Shield (Azul): Esse ataque pegará uma área em cruz, com a posição da boss como centro. A região de segurança é nas posições Inter cardinais em relação da chefe. As faixas terão a largura do circulo do hitbox de Hydaelyn, melees devem se afastar.
Veja os marcadores vermelhos ao redor da chefe

Depois de terminar essa rodada de ações Hydaelyn começará a fase 2. Seis cristais surgirão na arena e deverão ser destruídos antes que o contador chegue a 100. O ideal é o grupo focar em um alvo por vez para otimizar o processo. A chefe irá executar quatro ataques:

  • Hydaelyn’s Ray: Dano em toda a arena. O dano é maior no meio da marcação, se mova para o mais distante dela.
  • Crystalline Stone III: Dano de stack, a raid deve se juntar para dividir dano.
  • Crystalline Blizzard III: Dano de área em todos da raid, é preciso que todos se separem para não encavalar dano.
  • Exodus: Ataque final da fase. Se o contador chegar em 100 é wipe. Caso contrário, espere por dano pesado. É hora de usar mitigações para aliviar a pancada.
Hydaelyn’s Ray: Usando o Duty Support os NPCs vão ficar parados, mas com jogadores é preciso manter o ataque

Terceira fase da luta trará mais algumas mecânicas que vão ser combinadas com as ações da primeira fase.

  • Crystallize: Esse golpe irá aplicar um entre dois danos de elemento. A dica para descobrir qual será é ficar atento a animação e som que Hydaelyn irá soltar.
    • Gelo: Todos os jogadores irão ser atacados por um AoE de gelo. Todos devem se espalhar.
    • Terra: Um jogador será marcado para dano de stack, todos devem se juntar.
    • Nessa fase o ataque virá junto com uma das variações de Dawn Mantle, que sempre será resolvido ANTES de Crystallize.
  • Parhelion: Hydaelyn irá arremessar um ataque em cone usando chakrams por três vezes em diferentes direções. Nessa primeira etapa, apenas se posicione em uma região segura.
    • Após o fim da primeira parte os ataques irão voltar pelo mesmo trajeto e na mesma ordem que foram arremessados. Para se proteger, a raid deve ficar no caminho do terceiro chakram até que o primeiro volte para a chefe e então mover para essa região e evitar danos dos chakrams seguintes.
  • Parhelic Circle: Hydaelyn vai fazer marcações na arena com um círculo ao redor dela e algumas linhas saindo do centro, algumas curtas outras longas. No final de cada linha irá explodir um dano de área.

Quarta e última fase da luta começará com Radiant Halo. Essa etapa se repetirá até o fim. O combo Crystallize e Dawn Mantle continuará sendo aplicado.

  • Lightwave: Hydaelyn irá invocar quatro ondas gigantes que irão atravessar a arena. Note que elas não estão completamente alinhadas, e sempre haverá um espaço maior entre duas delas. A ideia é a raid se mover para essa região e contornar por trás uma das ondas para evitar dano.
    • Caso tenha problemas para identificar a região de dano das ondas, observe que há linhas na base que delimitam a zona de ataque.
    • E se você for para longe do grupo, não é o fim do mundo. É possível evitar dano nas outras regiões, mas o espaço para manobra é bem menor.
  • Echoes: Hydaelyn vai marcar uma pessoa e aplicar um ataque de stack que acerta várias vezes. Todos devem ficar até o final.

Existe tempo suficiente para resolver Crystallize/Dawn Mantle e Echoes antes das ondas invadirem a arena. Quando esses ataques são resolvidos, é interessante girar a câmera para já identificar a melhor direção. Hydaelyn vai seguir o Main Tank enquanto a raid desvia das ondas. Quando elas se forem, a chefe teleporta para o centro para a nova rodada de ataques.



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV