Final Fantasy XIV: Guia – The Dark Inside

The Dark Inside é primeiro dos três trials disponíveis ao longo da história principal de Endwalker. Eu imagino que se você chegou procurando esse guia já deve saber o que acontece em relação a história, mas fica o alerta de spoilers caso tenha caído aqui de paraquedas.

O combate aparece na missão de nivel 83 “The Martyr”, com sincronização no nível 84. E como esperado, é uma luta caótica!

The Dark Inside

Finalmente a batalha contra Zodiark chegou. A primeira fase da luta terá os seguintes ataques:

  • Kokytos: Sempre o primeiro ataque, o HP de todo mundo descerá para 1. Healers devem agir rapidamente para restabelecer o grupo. DPSs e Tanques podem ajudar com ações como Aurora, Bloodwhetting ou Bloodbath.
  • Exoterikos: Zodiarck irá invocar um ataque em área que varia de acordo com a cor. O grupo deve se posicionar de acordo. Na primeira ocorrência o chefe sempre vai chamar o triângulo e depois o retângulo. Mais para frente ele vai combinar duas a três regiões juntas.
    • Triângulo Azul/Roxo: ataque em cone que pega toda a área. Mova-se para perto da origem do ataque, a ponta do cone).
    • Quadrado Vermelho: ataque retangular que irá atingir metade da arena.
  • Ania: Tankbuster simples, vai mirar no Main Tank. O ataque pega uma pequena área, o jogador deve se afastar da raid.
  • Paradeigma: mais um ataque com duas formas possíveis. A região de perigo vai depender da criatura invocada, que sempre virá em pares.
    • Behemot: Um grande círculo com centro no monstro, cerca de um quarto da arena.
    • Serpentes: Uma faixa que vai de uma ponta a outra da arena.

  • Phlegeton: círculos de dano em área irão aparecer em baixo de alguns jogadores. Esse ataque acontece em 3 ondas.
  • Styx: Zodiark vai marcar um herói para um ataque de stack. Serão seis ataques consecutivos, a raid deve ficar junta até o final. Mitigações são bem-vindas.

Nessa fase ele já pode combinar Exoterikos com Paradeigma, o que vai exigir atenção ao posicionamento.

Combinação de Exoterikos com Paradeigma

Zodiark vai entrar na sua forma final e se você achou que o começo da luta foi complicado, a coisa só melhora. Após alguns ataques, o chefe vai usar uma das variações de Paradeigma, mas com um bônus…

  • Astral Flow: A arena será rotacionada em 90º. O sentido vai ser indicado por um conjunto de setas que irão aparecer no entorno. Na primeira execução desse golpe a câmera vai mudar para o alto, nas demais fica no jeito tradicional.
    • Os jogadores irão flutuar e não irão sair de posição, mas s criaturas invocadas de Paradeigma irão girar junto com a plataforma, então a chave é visualizar qual será a região segura após a rotação.
    • Dessa forma podem haver momentos que teremos que pisar na região de dano ANTES da rotação, pois ela será segura DEPOIS.
    • Após a primeira execução do golpe, nos seguintes os jogadores poderão executar ações enquanto a plataforma gira: atacar, curar, etc – só não poderão se mover.
  • Adikia: Zodiark vai bater nos dois lados da arena em formato circular. A região segura é bem abaixo dele. Zodiark pode combinar esse golpe com Exoterikos.
  • Triple Esoteric Ray: três faixas de dano irão surgir da base do chefe.
    • A dica é visualizar qual foi invocada primeiro (e irá atacar primeiro), a faixa do meio ou as duas das laterais.
    • A ideia é ficar na região do segundo ataque para esperar o primeiro raio e depois se mover de acordo. Lembrando que as faixas laterais sempre atacam juntas.
  • Algedon: O chefe irá para uma das pontas da arena e irá aplicar um ataque com knockback. As regiões seguras são as duas pontas na direita e na esquerda dele. Ações anti-knockback funcionam. Não evitam o dano mas não deixam você ser arremessado.

Eventualmente Zodiark vai sair da arena para usar Astral Eclipse e essa é uma parte que pode confundir muita gente.

  • Astral Eclipse: O chefe irá invocar três chuvas de cometas. Para saber onde eles vão cair é preciso ver as marcações que ficam no céu, fora da plataforma.
    • Serão feitas as três marcações e só então os golpes serão realizados em sequência rapidamente. Nesse meio tempo o jogador deve observar os três esquemas para definir a rota de fuga. Usar Sprint é recomendado. Tomar dois cometas é morte devido ao dano elevado.
    • Após esse golpe Zodiarck deve combar Styx com alguma forma de Exoterikos ouTriple Esoteric Ray.
Imagine as estrelas como um carimbo que vai ser aplicado na arena
  • Trimorphos Exoterikos: Zodiark vai invocar três ataques de área usando a mecânica de Exoterikos. Os golpes se resolvem um por vez, na ordem que aparecem. A raid deve se posicionar de forma adequada para evitar dano. Usar Sprint é recomendado.

Daqui para frente, exceto por Astral Eclipse, Zodiark pode combinar qualquer sequência de ataques da lista. Geralmente qualquer um junto com Triple Esoteric Ray pode ser um problema pois o espaço seguro será bem reduzido. Preste atenção com Styx logo após cada um desses golpes para um reagrupamento rápido.



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV