Análise: Kaiju Wars

Um dia eles chegaram, monstros gigantes começaram a surgir da própria Terra. Os Kaijus, das mais diversas formas vieram para destruir a humanidade e o confronto armado pela nossa sobrevivência é a única opção! Dessa vez a batalha será em Kaiju Wars, RPG de estratégia que chega em 28 de abril para PC, desenvolvido pelo estúdio canadense Foolish Mortals.

Com um visual “anos 90” e abusando das piadas visuais próprias dessa temática de montros gigantes, o título traz um interessante combate tático em pequenos mapas, que envolve gerenciamento de unidades e ações por turno.

Em termos de história, Kaiju Wars segue um pouco da linha da galhofa, usando de tipos clássicos e propositalmente um pouco exagerados. O capitão, a cientista, o sujeito esquisito, enfim. Existe uma trama para entendermos o que ou quem está por trás do surgimento dos Kaijus, mas o tom geral é puxado para a comédia. Vale dizer que o game está todo em português brasileiro e a adaptação está muito boa. Tem alguns poucos termos meio deslocados, mas nada que comprometa a jogabilidade.

Vamos ao que importa, a defesa do planeta. A ação se dá em turnos, cada um dividido em três fases. A primeira é dos Kaijus, que via de regra vão mirar na edificação mais próxima para destrui-la. A segunda é da Economia, na qual o jogador irá ganhar moedas de acordo com a quantidade de prédios no mapa e quando ganhará pontos de ciência. Por fim a fase militar, quando é possível construir unidades militares (tanques, caças, etc), movê-los pelo mapa e atacar o Kaiju.

Essa é a base do combate e a partir desse fundamentos o jogo vai adicionando mais camadas que vão dando mais complexidade ao combate. Existem Kaijus de diferentes tipos com habilidades únicas, que podem ser ativadas por determinadas condições. Em outro exemplo, existe um evento que faz o Kaiju descobrir o seu laboratório e focar nele. Isso obriga o jogador a mover os cientistas para outro prédio – e nesse meio tempo ficar sem ganhar pontos de ciência.

Há ainda um sistema de cartas que funciona tanto para o jogador como para os Kaijus que ativa efeitos especiais no turno. Os textos variam de uma base aérea sem custo como uma recuperação de HP para o Kaiju. Tudo isso vai sendo dado ao jogador de forma progressiva.

Nos aprofundando um pouco mais e caindo para o combate, cada estágio/mapa de Kaiju Wars é relativamente pequeno, então não espere confrontos demorados. Por outro lado, eles são grandes em número, pois a campanha principal é bem generosa, mais confrontos opcionais que são liberados ao longo da jornada.

Perder unidades, alias, é algo bem comum e acredito que essa é a ideia mesmo. Além de atacar o Kaiju, você vai querer posicioná-las para que o monstro passe por elas e gerar uma ação de contra-ataque. Assim, mesmo sendo destruída, a tropa conseguirá dar dano e diminuir a velocidade da ameaça, evitando que ela chegue até a próxima construção e corte parte da geração de recursos. Lembrando que não são em todos os mapas que o objetivo é destruir a criatura. Por vezes você só precisa ganhar tempo para conseguir um certo nível de pontos de ciência.

Ao longo do jogo mais unidades vão sendo liberadas que possuem ataques diferenciados e que são influenciadas pelos diferentes tipos de terreno. Há também um sistema de melhorias usando as medalhas ganhas ao longo das missões, que possuem metas secundárias. Coisas como vencer em X turnos ou sair vitorioso no modo Difícil.

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Visualmente eu gosto muito de Kaiju Wars, gosto do estilo Filme B que ele abraça com bastante força. Gosto que em algumas telas temos até cenas de vídeo mesmo com jornalistas em pânico ou monstros no melhor estilo dos tokusatsus, famosas séries japonesas de heróis. As animações em batalhas também agradaram. Outro aspecto legal são as frases que aparecem durante a partida, geralmente alguma piadinha com a ação do momento.

No mais, além da campanha o jogo traz uma série de desafios semanais e um editor de mapas, inclusive fazendo uso do Steam Workshop. Como tivemos acesso ao jogo antes do lançamento não pude testar esses recursos, mas o fato de existirem é bom sinal pois dão mais vida ao game.

Kaiju Wars é um interessante RPG tático por turnos que traz muito mais do que pode parecer em uma primeira olhada mais desatenta. A evolução da campanha traz bons desafios e o game sempre está trazendo algo novo para os combates. Todo o design cartunesco e que não se leva a sério cai como uma luva na temática que remete ao melhores clichês de filmes de monstro. Seja você fã de jogos táticos e/ou de monstros gigantes, vale a pena conferir o título.

 

Análise produzida com cópia digital de PC (Steam) cedida pela Foolish Mortals.



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV