Final Fantasy XIV: Guia – The Final Day

The Final Day é o último dos três trials disponíveis longo da história principal de Endwalker. Eu imagino que se você chegou procurando esse guia já deve saber o que acontece em relação a história, mas fica o alerta de spoilers caso tenha caído aqui de paraquedas.

Essa trial é liberada no nível 90, após a conclusão da dungeon The Dead Ends. Basicamente é a luta final que vai decidir o destino de toda a vida do universo. Coisa simples.

The Final Day

Essa luta vai exigir observação e resposta rápida dos membros da grupo, pois ela possui vários ataques em área. O choque entre planetas pode ser traiçoeiro pois seu alcance é grande. É fundamental guardar o Limit Break 3 para o tank, que obrigatoriamente precisará usá-lo em determinado momento da luta. Para os healers a atenção de sempre com curas e mitigações. Algumas mecânicas aplicam debuff de defesa quando atingem o jogador, isso pode complicar um pouco a vida dos curandeiros.

  • Elegeia: Dano pesado em toda a raid e logo em seguida virá a ação seguinte.
    • Dois planetas serão invocados ao redor da arena. Perceba que um deles se mexe mais lentamente que o outro e eventualmente ambos irão se colidir, causando grande dano em boa parte da arena.
    • O objetivo é se mover para o ponto exatamente oposto da colisão para evitar ser atingido. Esse golpe vai acontecer diversas vezes ao longo da luta.
Se o planeta lento nascer em A, a explosão vai ser em C. Dessa forma, o lugar seguro será perto de B.
  • Galaxias: Um meteoro irá cair no meio da arena gerando um knockback. Fique próximo do centro para evitar cair. Ações anti-knockback funcionam.
  • Elenchos: Dona Endsinger vai se aproximar da arena e executar um ataque em área. Essa região vai ser determinada pela animação do rosto dela, então a única forma de reagir ao movimento é olhar para ela. Não espere pela marcação no chão, pois o ataque é imediatamente em seguida.
    • Se a boca dela brilhar, será um ataque que pegará a faixa central da arena.
    • Se lágrimas saírem dos olhos dela, o ataque será nas laterais.
    • Na primeira execução ela vai usar as duas variações em sequência.
  • Death’s Embrace: Os jogadores serão marcados em um ataque em cone. A ideia é que se separem para  que cada um leve somente um golpe.
    • Logos após o golpe ser resolvido, Endsinger vai usar Feathers of Despair, jogando penas que irão explodir e dar dano em sua volta. A raid deve procurar um local seguro.
  • Aporrhoia: Quatro pequenas cabeças da Endsinger irão surgir na face Norte da arena, para um ataque em linha reta. Se posicione entre as cabeças.
  • Hubris: Tankbuster. Antes do final do golpe anterior, os dois tanques serão marcados. O ataque atinge uma área generosa ao redor do alvo, então ambos devem se afastar entre si e do resto do grupo.

  • Elegeia Unforgotten: A mecânica inicial será igual a de Elegia, porém após o ataque, Endsinger vai congelar a explosão para usá-la novamente.
  • Fatalism: É nessa ação que ela vai usar a colisão congelada. Ela irá retroceder a animação da batida e depois o golpe será usado de novo.
    • Depois da primeira execução, essa mecânica será combinada com outros golpes (Galaxias e Aporrhoia) e poderá ser usada de forma repetida, com duas explosões de planetas em sequência.
    • No caso de Galaxias, os jogadores devem se posicionar para serem empurrados para um local fora da região da explosão dos planetas.
  • Ekstatis: Cinco cabeças irão aparecer na arena gerando uma região de dano que irá crescer, tomando QUASE todo o espaço. Os jogadores devem encontrar as brechas nos pontos cardeais que serão seguros.
Eu disse que a região era pequena!
  • Interstellar: Endsinger vai sair da posição normal com a frase “Tis so lonely between the stars”. Ao se reposicionar, vai aplicar um dano em uma grande faixa no centro da arena. Os jogadores deve ir para as laterais.
    • Ao mesmo tempo, quatro jogadores serão marcados com dano em área. Se posicionem de forma a não encavalar o dano ou atingir outros membros do grupo.
  • Nemesis: todos os jogadores serão marcados com dano em área. Espalhem-se pela arena.

Conforme a luta evolui espere por combinações entre os golpes, exigindo resposta rápida da raid para evitar dano. Entre 30% a 40% Endsinger vai usar Planetes e entrar na segunda fase.

Nessa etapa ela vai ficar inatingível carregando o Limit Break. Enquanto isso a raid tem que eliminar o Kakodaimon o mais rápido possível. Durante essa etapa, planetas serão arremessados na arena. A dica é ver a linha verde que sai dele para identificar o ponto de colisão. O main tank deve rodar com o inimigo para evitar ficar no perigo.

O Kakodaimon deve ser eliminado antes da barra chegar a 100. Fazendo isso com sucesso, Endsinger vai começar uma contagem regressiva para lançar seu ataque final. Quando a contagem estiver entre 5 a 4 segundos, um dos tanques TEM QUE USAR O LIMIT BREAK LEVEL 3. Caso contrário todos morrem, independente da barra ter chego em 100 pontos ou não.

Surpresa em não ter aniquilado os guerreiros da luz, Endsinger vai realizar novamente seu ataque especial. Agora vamos usar nosso poder do protagonismo. Veja a cena e prepare-se para a fase final da luta. Mas fique tranquilo, o pior já foi.

Nesse último trecho Endsinger vai usar somente dois ataques. Com o uso de mitigações e desviando de ataques em área, essa fase é bem tranquila.

  • Telos: Dano em toda a raid.
  • Telomania: Endsinger vai aplicar quatro golpes na raid. Depois do segundo, um outro ataque em área virá junto, mas não tão forte. Ao final do último acerto, alguns AOEs surgirão nos pés de alguns jogadores, por três vezes seguidas. Se você for marcado, corra para os cantos e se mantenha em movimento até o último ataque.



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV

One thought on “Final Fantasy XIV: Guia – The Final Day

Fechado para comentários.