Final Fantasy XIV: Guia básico de raças e jobs

Dando continuidade aos guias básicos de Final Fantasy XIV, agora que você já baixou e viu que o game tem uma porção de teste bem generosa, é hora de cair no campo de batalha. Vou listar aqui todas as raças e jobs que estão disponíveis no jogo até o momento. Aqui coloquei apenas uma base inicial, para o pessoal que não sabe muito bem por onde começar.

Raças

O pacote completo FF XIV tem disponível oito raças e, de forma bem prática a escolha por qualquer uma delas é meramente estética. Cada uma começa com uma pontuação de atributos diferente que até poderia ser um argumento para justificar uma combinação específica, pensando em mecânicas, mas em termos práticos a diferença é mínima e, com a evolução do jogo, vai se tornando ainda mais insignificante. Então apenas siga seu coração e monte seu personagem como achar melhor. Outra observação importante é que não existe limitação de raça com classe. Qualquer um pode ser qualquer coisa.

  • Hyur – os humanos do jogo são a raça mais popular no mundo de acordo com a história e estão divididos nos clãs Midlander e Highlander.

  • Miquo’te- Talvez uma das raças mais populares com suas orelhinhas e cauda de gato. Os dois clãs são o Seekers of the Sun e Keepers of the Moon.

  • Elezen – de certa forma são os “elfos” do game, com suas orelhas pontudas e uma expectativa de vida maior do que a dos Hyur. São na média maiores de estatura do que os humanos normais. Os dois clãs são Wildwood e Duskwight.

 

  • Roegadyn – conhecidos por sua estrutura corporal bem parruda (leia: são grandes e musculosos). Descendem de povos habituados à vida no mar. Os dois clãs são o Sea Wolf e Hellguard.

  • Lalafell – as batatinhas de FF XIV são bem menores em altura e habituados a lidar com a agricultura. Os dois clãs são Plainsfolk e Dunesfolk.

 

  • Au Ra – introduzidos na expansão Heavensward, possuem chifres semelhantes ao dos dragões e escamas em partes do corpo. Dizem que são um povo que descende dessas próprias criaturas. Os dois clãs são Raen e Xaela.

  • Hrothgar – introduzidos na expansão Shadowbringers são um povo meio felino, com aparência de leão. Essa raça só permite personagens masculinos até o momento, mas a Square Enix afirmou que o desenvolvimento das mulheres Hrothgar está acontecendo e deve sair em algum momento após o lançamento de Endwakler. Divididos nos clãs Helion e Lost.
  • Viera – introduzidas na expansão Shadowbringers, são as mulheres com orelhas de coelho, exatamente como sua contraparte em Final Fantasy XII. Antes exclusiva de personagens femininas, personagens de sexo masculino dessa raça foram adicionados na expansão Endwalker.  Os clãs são Rava e Veena.

 

Para quem vai começar no Free Trial ou na Starter Edition somente as raças Hrothgar e Viera são bloqueadas. Todas as outras estão disponíveis para criação.

Jobs

Aqui é onde Final Fantasy XIV começa a brilhar. Isso porque um único personagem pode subir TODAS as classes do jogo, indo contra o que é habitual em MMORPGs, nos quais é necessário sempre criar um novo personagem. E essa regra vale até mesmo para quem está no Free Trial, limitado somente pelos jobs das expansões recentes. Vamos então a um breve resumo do que temos disponível.

Vale dizer que todos os jobs do Realm Reborn possuem uma classe inicial. Por exemplo, um paladino é a evolução da classe gladiador, que é a que você pode escolher no começo do jogo. Jobs que vieram nas outras expansões, como Dark Knight ou Dancer são obtidas através de missões simples que são liberadas após cumprir certos requisitos. Também ressalto que esse guia é só dos jobs de batalha. O jogo ainda oferece as profissões de coleta e criação: alquimista, pescador, ferreiro, tecelão, etc. Mas essas ficam para outro dia.

Tanks (Tanques)

A turma responsável por aguentar a porrada, segurar os inimigos e por serem os mais legais nas festas. E não falo isso por ser minha job principal, foi o que eu li na internet…. Existem quatro classes disponíveis.

Paladin

Com um escudo e uma espada são os portadores da Luz. Talvez seja a classe mais tranquila para quem não tem experiência como tank, o que não significa que seja um job “menor” em relação aos outros, com bons recursos de recuperação.

  • Classe pré-requisito: Gladiador

Warrior

O tank “porradeiro”, usa um machado de duas mãos para manter tudo sob controle. Possui uma barra de fúria que acumula após certos ataques e permite poderosos golpes, além de ter habilidades que permitem que recupere vida conforme o dano causado.

  • Classe pré-requisito: Marauder

Dark Knight

Ao contrário dos Paladinos, os Dark Nights tiram seu poder da escuridão. Usam uma espada de duas mãos e já trazem um pouco mais de complexidade, pois é preciso gerenciar as barras de Darkside e Blood (que não é HP).

  • Não possui classe de pré-requisito, mas só pode ser criado tendo outro job no nível 50.
  • Começa no nível 30.
  • É preciso ter acesso a cidade Ishgard, que acontece assim que começamos o conteúdo da expansão Heavensward.

Gunbreaker

Portam uma gunblade, igual a usada por Squall em Final Fantasy VIII. Os combos geram uma carga da arma que permite o uso de golpes exclusivos. Mas tudo no alcance do corpo a corpo, não é uma arma para ser usada de longe. O destaque da classe são seus combos variados, com rotações similares a de DPSs.

  • Não possui classe de pré-requisito, mas só pode ser criado tendo outro job no nível 60.
  • Começa no nível 60.
  • Necessário ter a expansão Shadowbringers.

Healer (Curandeiros)

O que seria de um grupo sem um bom healer para manter todo mundo vivo, não é verdade? Então cuide bem dos seus, porque se ele resolver que você não merece mais cura…São quatro classe de cura até o momento.

White Mage

Um dos jobs mais icônicos da série, é especialista em cura de HP tanto por tempo como altas curas instantâneas. Se você gosta de clássicos e quer manter todo mundo vivo, essa é a pedida certa.

  • Classe pré-requisito: Conjurer.

Scholar

É capaz de invocar uma fada que será parte vital na cura. Essa característica permite que o Scholar consiga ajudar com o dano enquanto a fada cura o grupo se a situação estiver sob controle. Sua cura é baseada em escudos e mitigações.

  • Classe pré-requisito: Arcanist.

Astrologian

O terceiro healer da lista faz seu trabalho alternando entre curas diretas e escudos enquanto também pode aplicar buffs.

  • Não possui classe de pré-requisito, mas só pode ser criado tendo outro job no nível 50.
  • Começa no nível 30.
  • É preciso ter acesso a cidade Ishgard, que acontece assim que começamos o conteúdo da expansão Heavensward.

Sage

O mais novo healer da turma, o destaque da classe é o uso dos Nouliths, os 4 dispositivos que servem tanto para ataque como defesa. Dessa forma o Sage consegue curar enquanto dá dano, o que o torna bem versátil.

  • Não possui classe de pré-requisito, mas só pode ser criado tendo outro job no nível 70.
  • Começa no nível 70.
  • Necessário ter a expansão Endwalker.

Melee DPS (Dano corpo a corpo)

Se o seu negócios é tiro, porrada ou bomba agora chegamos no lugar certo. Primeiramente vamos com os combatentes corpo a corpo.

Monk

Usando seus punhos como armas é capaz de grandes quantidades de dano quando suas rotações são aplicadas na ordem correta.

  • Classe pré-requisito: Pugilist.

Dragoon

Dragoons são bons causadores de dano mas podem sofrer um pouco devido a sua baixa defesa. Por isso posicionamento é importante para tirar o máximo deles. O fato de pularem para lá e para cá pode colocá-lo em maus lençóis se não houver atenção.

  • Classe pré-requisito: Lancer.

Ninja

Uma classe bem interessante e que pode ser bastante divertida. O Ninja usa o sistema de chakras, os quais geram técnicas diferentes dependendo da sequência que são ativados. Possuem algumas habilidades que conferem vantagens para aliados ou desvantagens para inimigos.

  • Classe pré-requisito: Rogue.
  • Para criar um rogue é preciso ter um outra classe no nível 10.

Samurai

Job baseado em combos, o Samurai é uma das classes com maior dano do jogo. Em contra partida não possui buff de grupo ou habilidades de utilidade para colaborar com o grupo.

  • Não possui classe de pré-requisito, mas só pode ser criado tendo outro job no nível 50.
  • Começa no nível 50.
  • Necessário ter a expansão Stormblood.

Reaper

Reapers eram fazendeiros que tiveram suas plantações destruídas e acharam no Vazio uma forma para buscar vingança. É sério, tá no site oficial! O combo multi target dele é um dos melhores e nos níveis mais altos pode se transformar em uma entidade que aplica poderosos golpes.

  • Não possui classe de pré-requisito, mas só pode ser criado tendo outro job no nível 70.
  • Começa no nível 70.
  • Necessário ter a expansão Endwalker.

Ranged DPS (dano físico à distância)

Os Rangeds DPS se destacam por sua mobilidade combinada com o ataque à distancia, um bônus comparado em relação as classes mágicas que dependem de tempo de conjuração para lançarem suas magias.

Bard

A falta de dano massivo é compensada pelas suas funções de suporte ao grupo, com buffs para todos. E como bons bardos podem tocar vários instrumentos para animar a galera do grupo (é sério!).

  • Classe pré-requisito: Archer.

Machinist

Usam de armas e turretas como fontes de dano. O segredo para o sucesso é equilibrar as barras de Heat e Battery para tirar o melhor proveito das rotações.

  • Não possui classe de pré-requisito, mas só pode ser criado tendo outro job no nível 50.
  • Começa no nível 30.
  • É preciso ter acesso a cidade Ishgard, que acontece assim que começamos o conteúdo da expansão Heavensward.

Dancer

Com um bom kit de dano e habilidades de suporte, o Dancer é um job muito interessante. O máximo proveito vêm de usar os passos de dança na sequência correta para otimizar o resultado desejado.

  • Não possui classe de pré-requisito, mas só pode ser criado tendo outro job no nível 60.
  • Começa no nível 60.
  • Necessário ter a expansão Shadowbringers.

Magic DPS (dano mágico à distância)

Fontes de alto poder de dano, os magos podem ter problemas na movimentação limitada na hora de usar as técnicas mais poderosas. Mas a troca vale a pena quando bem usada.

Black Mage

Um dos maiores danos do jogo, o Black Mage pode literalmente explodir seu alvo com certa facilidade. O desafio do job é gerenciar o consumo de mana e lidar com lutas que exigem muita movimentação.

  • Classe pré-requisito: Thaumaturge.

Summoner

O invocador oficial do game, talvez só desaponte aqueles que esperam as criaturas gigantes de outros títulos. Mas aqui as summons também tem papel importante para dano e com algumas funções de suporte. Controlar suas ações e do pet são a chave para o sucesso. Vale notar que Summoner e Scholar sobem de nível juntos, você ganha leveis dos dois jobs ao mesmo tempo.

  • Classe pré-requisito: Arcanist.

Red Mage

Quem conhece os Red Mages de outros jogos sabe que o forte do job é sua versatilidade, e isso se aplica aqui também. Têm acesso a magias brancas e negras os tornando uma opção que se encaixa em diversas composições. A cereja do bolo é seu Dualcast.

  • Não possui classe de pré-requisito, mas só pode ser criado tendo outro job no nível 50.
  • Começa no nível 50.
  • Necessário ter a expansão Stormblood.

Especial – Blue Mage

Blue Mages são um caso totalmente a parte. Tal como nos outros games da franquia suas habilidades são aprendidas por meios de outros inimigos e você tem que, literalmente, ir atrás dos monstros e ver os golpes para copiá-los. É considerado um “Limited Job” e possui algumas restrições para entrar em filas normais. Não possui classe de pré-requisito, mas só pode ser criado tendo outro job no nível 50 e terminado a Main Story Quest do 2.0.

 



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV

One thought on “Final Fantasy XIV: Guia básico de raças e jobs

Fechado para comentários.