“How Do You Live?”, próximo filme de Hayao Miyazaki, está 50% completo

A revista inglesa Sight & Sound publicou no dia 01 de março uma amostra da entrevista com produtor e co-fundador do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, onde ele confirmou que o novo filme do Hayao Miyazaki, “Kimi-tachi wa dou Ikiru ka?” (“Como vocês vivem?” em tradução livre) está na metade do seu processo de produção. Suzuki também confirmou que o filme terá 125 minutos de duração e que provavelmente não será lançado antes dos próximos três anos. A entrevista na integra será publicada na edição de aAbril 2021 da revista.

A entrevista também nos conta que Hayao Miyazaki queria dirigir o filme “Aya e a Bruxa” (Aya to Majo), baseada no livro “Earwig and the Witch” da maravilhosa Diane Wynne Jones, mas Suzuki persuadiu Hayao a continuar concentrado em “Kimi-tachi” e convenceu Goro a usar 3D CG no lugar da técnica utilizada na animação “Ronja a Filha do Ladrão”, que usou o cel-shading. Suzuki explica que com os dois Miyazakis trabalhando em projetos diferentes ele se viu “dividido em dois campos”; Time Hayao e Time Goro. Suzuki adicionou que o “Time Goro” era melhor já que tinha “pessoas mais jovens e mais talentosas”. O time liderado por Goro também era mais internacional. Suzuki também adiciona que sentiu que os membros internacionais falavam mais diretamente com ele, enquanto os japoneses pareciam receosos em se dirigir a ele.

Suzuki acrescentou na entrevista que concorda com Goro Miyazaki, que afirmou à imprensa que o estúdio deve continuar tanto com filmes 2D desenhados à mão como filmes CG 3D. Sobre a nova obra de Hayao, Suzuki acrescentou que Miyazaki derivou o título do filme da obra-prima de 1937 do escritor Genzaburō Yoshino com o mesmo nome. Ele acrescentou que este livro é uma história de grande significado para o protagonista de seu filme. O livro de Yoshino gira em torno de um homem chamado Koperu e seu tio e, através do crescimento espiritual de Koperu, ele discute como viver como seres humanos.

Aliás, Suzuki parece ser a figura mais pública do Studio Ghibli, estando sempre envolvido em shows de TV, entrevistas, podcasts e mantendo os fãs atualizados sobre a construção do parque temático Ghibli em Nagoya, sua cidade natal. O melhor de tudo, para os ávidos pesquisadores sobre o Studio Ghibli, Suzuki tem disponibilizado vários livros com anedotas sobre a história do estúdio. Recentemente ele autorizou um novo livro chamado “All about Toshio Suzuki”. “Pelos últimos anos tenho contado histórias sobre o Studio Ghibli, mas tenho sido criticado por não falar de mim mesmo” comentou Suzuki.

Sobre o mais recente filme do Studio Ghibli, “Aya e a Bruxa” (tradução livre, sem previsão para o mercado brasileiro), o primeiro em CG pelo estúdio, chegará nos cinemas do Japão em 29 de abril, após sua estreia na televisão japonesa através do canal NHK General em 30 de dezembro. Goro Miyazaki dirigiu o filme, sendo o primeiro longa CG 3D completo do estúdio. Seu pai e co-fundador do estúdio, Hayao Miyazaki, é creditado pelo planejamento e desenvolvimento do filme. O co-fundador do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, produziu o filme.

Nos Estados Unidos o filme foi exibido em 430 salas de cinemas nos Estados Unidos em 3 de fevereiro e ficou em 11º lugar em seu fim de semana de estreia, arrecadando US$ 99.941 de um total de US$ 132.768. A HBO Max começou a transmitir o filme em 5 de fevereiro nos Estados Unidos. Por fim, a exibição nos cinemas qualificou o longa para o Oscar 2021.

Fontes: AnimeNews NetworkRevista Sight & Sound – Edição de Abril/2021

 



Kushina

Uma Loba com patas macias e garras afiadas! Professora de Japonês, formação em psicologia e streamer nas horas vagas. Ex-Video Quester. Apaixonada pela franquia Final Fantasy, jogando em consoles de amigos e primos, agora abraça o projeto de jogar e zerar todos os jogos da franquia.

One thought on ““How Do You Live?”, próximo filme de Hayao Miyazaki, está 50% completo

Fechado para comentários.