Análise: Saint Seiya Awakening

Jogos de celular no geral nunca me prenderam por muito tempo, especialmente aqueles voltados a segurar o jogador por dias e semanas através de coleções de personagens, inúmeros desafios, dezenas de sistemas para subir de nível e itens para comprar e acelerar seu progresso. Também chamados de “gatchas”, palavra que vem de gachapon que, de forma bem resumida, são aquelas máquinas muito populares no Japão nas quais você coloca uma moeda e ganha um boneco de uma vasta coleção.

Enquanto alguns títulos conseguem balancear suas mecânicas de jogo e a parte da monetização, outros são feitos claramente com o objetivo de barrar o avanço do jogador por paywalls, criando abismos em quem investe dinheiro dos que jogam sem pagar. Vendas de passes de batalha, itens de evolução, acesso a níveis exclusivos, etc. E esses sempre foram motivos que me distanciaram desse jogos. O fluxo de gameplay geralmente quebra em algum lugar e, se você não tem dinheiro ou bastante tempo para investir, o jogo simplesmente não roda.

Dessa forma, eu achava que nenhum gatcha conseguiria me pegar. Até que o destino resolveu dar sua última cartada, com o nome de Saint Seiya Awakening.

Está sentido esse cosmo?

Desenvolvido pela chinesa GT Arcade e publicado pela Tencent, a aventura mobile dos cavaleiros de Atena impressiona pelo valor de produção. Conta com toda a trilha sonora original da série, incluindo as aberturas cantadas Pegasus Fantasy e Chikyuugi. As ilustrações dos cavaleiros são, sem sombra de dúvidas, as mais bonitas já feitas em uma produção da série, além de contar com as artes dos mangás em partes do jogo. Os gráficos in-game são bons, dá para dizer que melhores que os jogos mais recentes de Seiya e companhia.

No gameplay Saint Seiya Awakening é um RPG por turnos, no qual o jogador utiliza um grupo de seis personagens para enfrentar desafios PVE e nos modos PVP. Praticamente todos os cavaleiros que aparecem no mangá estão presentes (esqueça os Cavaleiros de Aço ou Dócrates). Vale aqui citar o ótimo trabalho feito pela GT Arcade nesse ponto, praticamente todos os personagens tem movimentos que estão dentro do contexto da série. Algumas adaptações foram feitas, especialmente para aqueles que não tem tanto destaque no mangá, mas mesmo nesses casos o resultado foi positivo. Isso faz caras como Jamian de Corvo, Nachi de Hidra ou Daidalos de Cefeu terem espaço em composições de times.

Minha coleção dourada

Pois bem, ai você junta uma enorme atenção ao trabalho original na hora da composição e um universo bastante conhecido. O que temos? Isso mesmo, eu caindo de cabeça no primeiro gatcha da vida. Mas será que Saint Seiya Awakening tem algo de diferente dos outros ou eu teria sido pego somente pelo saudosismo de Cavaleiros do Zodíaco? Como eu disse antes, minhas experiências com jogos do tipo são bem rasas, então fazer qualquer tipo de comparação com qualquer outro jogo seria simplesmente infundado. Mas posso parar para analisar em que ponto SSA teve sucesso e os outros falharam.

Com certeza ser um jogo dos Cavaleiros do Zodíaco ajudou muito a aumentar meu nível de tolerância. Mas só isso não sustentaria a situação por muito tempo. O fluxo de gameplay corre bem de começo e sua transição para os níveis médios vai bem. A evolução a curto e médio prazo corre bem, tempo suficiente para você se adaptar ao jogo e entender os fundamentos básicos necessários. Assim, com uma boa curva de aprendizado e um trabalho profundo em cima da obra de original, fica fácil fazer um jogo bem divertido.

Presença Malegna

Até agora foram só elogios a Saint Seiya Awakeing, e eu gostaria muito de dizer aqui que ele é o jogo definitivo dos Cavaleiros do Zodíaco. Mas infelizmente as coisas nunca são tão simples assim.

O primeiro ponto é que o game é muito mais voltado ao PVP, fato em si que não é problema — e sobre essa modalidade me aprofundo depois. Quem gosta de modos PVE pode sentir uma falta de opções quando chegar nos níveis mais altos. O modo história acompanha a narrativa do manga, sendo contada em episódios. O mais recente traz os eventos da casa de Virgem na parte Santuário da Saga de Hades. Terminando cada capítulo no modo normal são habilitadas duas dificuldades maiores e, cada episódio também traz um capítulo secundário que, de maneira geral, conta um história paralela relativa à trama principal.

Existem outros chefes e confrontos extras, mas no geral servem somente para garimpar itens de evolução. A melhor opção são os “mangás”, que resumem histórias de alguns personagens e são bem difíceis. Mas fora eles, a variedade de modalidades poderia ser maior de campanhas e missões. Se você é de nível alto e não gosta de combates entre jogadores, as opções são um tanto quanto restritas.

Voltando aos modos PVP, que são o foco principal do game, enquanto os modos e disputas são bem feitas, rendendo boas horas de desafio para quem gosta. Contudo, nos níveis mais altos, começam aparecer os problemas relacionados à monetização do jogo. Enquanto no PVE é possível se virar com várias composições mais modestas, no PVP é preciso investir bastante para montar um time forte. E esse investimento pode ser uma grande quantidade de tempo e/ou de dinheiro. E gastar dinheiro nesse jogo é uma bela de uma facada.

O preço dos itens é bem elevado e tudo é cobrado em Dólar. Ou seja, sai ainda mais caro na hora da conversão para Real. Nunca gastei com o jogo e, sinceramente, qualquer vontade de colocar dinheiro passa na hora que vejo os valores. E, infelizmente, o jogo vem evoluindo para cada vez mais inserir elementos que demandem que o jogador coloque a mão no bolso. É uma reclamação recorrente de alguns streamers que acompanho.

Não vou cair na falácia de chamar a empresa de “mercenária”, afinal a função dela é gerar dinheiro. Mas o que vejo é a colocação de mais paywalls para frear as evoluções de nível mais alto sem oferecer outras opções a jogadores que preferem não pagar por itens de evolução. Ainda não há uma situação extrema, mas é para ficar com um pé atrás por conta de algumas decisões recentes da desenvolvedora.

Shiryu Amigo!

Se você é fã de Cavaleiros do Zodíaco vale a pena dar uma chance, para conferir todo o material, muito bem feito na sua base. A longo prazo pode acabar cansando dependendo do que você espera que ele te ofereça, mas até lá Saint Seiya Awakening tem bastante coisa para te oferecer. Se seu estilo de jogo é mais casual, isso pode ser uma vantagem, pois apreciando o game aos poucos vai demorar para você bater de frente em alguma barreira. Meu caso por exemplo, meu objetivo é colecionar todos os cavaleiros e, aos poucos, vou passando pelos desafios PVE. Não sei se continuo mais um mês ou três, mas enquanto me diverte, está bom. E, sendo bem sincero, SSA ainda é o melhor jogo a representar os cavaleiros na questão de golpes e habilidades.

Saint Seiya Awakening está disponível para iOS e Android.



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV

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