Master Coberturas: 23º Ribeirão Preto Anime Fest
No último domingo, dia 7 de agosto, aconteceu o 23º Ribeirão Preto Anime Fest e nós aqui do Mastermune estivemos presente para conferir como foi esse evento, que voltou após um hiato de dois anos devido à pandemia. E devemos dizer que foi uma experiência bastante agradável.
Realizado no prédio da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) houve uma boa presença do público. Acredito que para muita gente provavelmente foi a volta a um festival presencial depois de muito tempo. Ainda assim, o espaço comportou bem o pessoal e só notamos um pouco mais de muvuca nas barracas de alimentação, mas nada fora do normal.
No que diz respeito as atrações o Ribeirão Preto Anime Fest trouxe tudo que esperamos ver em um evento de anime: salas temáticas, área de games, lojinhas e tudo mais. As apresentações no palco principal com o Circuito K-Pop Dance, Circuito Cosplay e a presença de dubladoras que participaram da animação “Encanto” da Disney chamaram bastante atenção. O Artist Alley também estava bem movimentado.
RPGs e Board Games
Dentro das diversas atrações, olhamos com mais atenção para as salas temáticas. Em especial as dedicadas a RPG, Boardgames e Cardgames pelo intenso movimento sempre que passávamos por perto. Então decidimos falar com o pessoal para entender melhor esse sucesso todo.
Falamos com o Filipe, um dos responsáveis pela sala RP², que trouxe diversos boardgames e RPGs para o evento. É a terceira vez que eles participam e não esperavam tanto movimento. “Estou aqui já pensando em pedir uma sala maior para o ano que vêm”, comentou. Filipe explicou que muita gente que mal conhecia RPG apareceu, provavelmente pelo impacto de Stranger Things na cultura pop. E para isso eles tentam adaptar sistema de universos conhecidos, como Resident Evil, The Legend of Zelda e outras séries famosas. “Nosso grupo tem a missão de propagar o RPG de forma gratuita. Para isso temos também um Apoia-se para ajudar a manter o projeto”, complementa.
Outro espaço muito movimentado foi o da Ludens, loja de Ribeirão Preto especializada em board games e RPG. O espaço disponibilizou diversos jogos, desde os mais família até os mais competitivos. Além de espalhar a palavra dos jogos de tabuleiro, a própria loja aproveitou o espaço para divulgar sua volta. Devido a pandemia a Ludens havia fechado suas portas em 2020, mas volta agora em 2022 com sede física.
Na loja eles contam com mais de 300 jogos para diferentes estilos e gostos, dos mais família até aqueles feitos para perder a amizade – que sempre são ótimos, diga-se de passagem! Uma pena que nosso tempo no evento era a curto, mas a vontade de passar a tarde jogando foi grande.
Cosplay
Outra coisa que nos chamou atenção pelo evento foi a variedade de pessoas usando cosplay. Nem estou falando do palco principal, mas andando pelo lugar mesmo. Sobre isso achamos um espaço muito legal, a Imaginary CosPhoto, que além de oferecer fotos, também levou maquiagem profissional, tanto para cosplayer, ou para quem só queria ter uma make estilo Naruto.
O fotógrafo Fernando Augusto,(@fefolhes), falou: “Esse projeto já existe há 12 anos, fotografo cosplayers há 8. Nesse caminho conheci minha esposa, a Larissa (@donnarabisco), que é uma tremenda maquiadora. Então fechamos um pacote. A ideia é essa!” Fernando tem planos até de oferecer um atendimento especial para cosplayers que estejam concorrendo a premiações nos eventos com espaço para maquiagem.
“Nós temos outros projetos. No meu perfil pessoal tenho algumas fotos nas quais venho tentado trazer coisas diferentes. Menos da moda e mais da representação do personagem. Um pouco mais de movimento, mais de ação. Não dá para ser igual a uma pose de mangá, por exemplo, mas tentamos chegar o mais perto possível”, completou Fernando.
Por fim…
Como mencionei lá no começo do texto, a impressão que tivemos da nossa ida ao Ribeirão Preto Anime Fest foi bem positiva. Não percebemos nenhum problema de organização e as pessoas pareciam estar de divertindo. Falando em pessoas, como notado pelo pessoal do RPG, percebemos que no geral havia uma boa presença do público mais jovem o que é ótimo para manter as engrenagens girando.