Final Fantasy XIV – Nova expansão “Endwalker” revelada
Nessa noite de cinco de fevereiro aconteceu o Final Fantasy XIV Showcase, no qual a Square Enix trouxe as primeiras informações sobre a próxima grande expansão de seu MMO, a atualização 6.0. E meu amigo e minha amiga, o material é bom!
Com a apresentação do diretor Naoki Yoshida, o show começou já revelando o nome de seu próximo capítulo, Endwalker, previsto para chegar na nossa primavera de 2021, ou seja, lá entre setembro a dezembro. Confira o vídeo abertura.
Agora vamos seguir com o resto das novidades. O conteúdo que pode ser potencialmente spoiler para quem não está acompanhando a trama eu movi para o final do texto.
Sobre a história dessa nova expansão, não irei entrar em detalhes mas o que pode ser falado é que será um capítulo que deve fechar alguns ciclos e abrir espaço para outros novos dentro do universo de Eorzea. Mas vale uma observação: ao contrário das últimas expansões, foi prometido que toda a trama seria resolvida no 6.0, deixando as atualizações seguintes livres para começarem uma nova aventura.
Novos Jobs!
Foram confirmados dois novos jobs para Endwalker, um DPS Melee que será revelado em maio e um healer, que foi mostrado hoje. Seu nome é Sage, suas armas se chamam Nouliths e sua “cura” será baseada em barreiras.
Será o quarto job de cura no jogo. Foi mencionado que no 6.0 haverá uma divisão mais clara entre jobs de cura pura (White Mage e Scholar) dos de cura por barreiras (Astrologian e Sage). Mais detalhes serão dados no futuro.
A nova classe estará disponível para jogadores que já tiverem qualquer outro job no nível 70 e tiverem comprado Endwalker. A cidade inicial será Limsa Lominsa.
Novas Features
- Nível máximo irá subir do 80 para 90.
- Novas dungeons – algumas artes conceituais das novas dungeouns foram mostradas. Sem citarem nomes, ao menos prometem uma boa variedade de lugares.
- Uma nova Alliance Raid também está nos planos. Esse novo conteúdo não terá colaboração de outros mundos, como foi o caso das raids de Nier Automata, será algo 100% original.
- Gold Salcer – algo grande e voltado ao multiplayer está no caminho. E é isso que eles podem falar por agora.
- Island Sanctuary – resumindo de forma bem direta, é o modo “Stardew Valley” do game. Os jogadores poderão pegar uma ilha inabitada e cultivar a terra, cuidar de animais, vender frutas, enfim, ter uma vida pacata ao invés de sair por ai batendo em primals e outras ameaças à existência.
- Um novo modo PVP de pequena escala está em desenvolvimento. Objetivo é ser mais casual e imersivo.
- Novas missões secundárias baseadas nas profissões de combate (tank, healer, DPS Físico Melee, DPS Físico Ranged e DPS Mágico) e para profissões de craft e colheita.
- Novos gears e receitas.
- Novo distrito residencial – Ishgard – No lançamento do 6.0 os jogadores poderão visitar o novo mapa, mas só para olhar e conhecer. As vendas de casas e apartamentos só serão iniciadas no patch 6.1.
Sistemas de Batalha
Como sempre haverão ajustes de habilidades e alterações em job skills. Além disso algumas mudanças importantes serão feitas na estrutura do jogo.
Diminuição de valores – com o foco em diminuir erros e não sobrecarregar o processamento do jogo, será feita uma diminuição de valores de atributos, especialmente entre os níveis 51 ao 80. Na prática nada mudará para o jogador, exceto pelos valores numéricos de HP, dano recebido, dano aplicado, total de HP de monstros entre outros.
Remoção dos cintos – os cintos serão retirados do jogo, Todos os itens que estiverem equipados no momento da atualização serão guardados no Calamity Salvagers – é importante remover as materias aplicadas a eles antes disso.
Quanto aos slots da mochila referentes ao cintos, 15 deles serão deslocados para as armas primárias, outros 15 para os anéis e os últimos cinco ficarão inutilizados de reserva.
Viagem de Data Center
Um recurso muito pedido pelos jogadores é a possibilidade de visitarem Data Centers diferentes. As limitações de funcionamento devem ser, no mínimo iguais aos da Visita de Mundo, mas provavelmente serão mais rígidas dissera. Quanto a eventuais problemas de economia dos servidores, Yoshida comentou que havia essa preocupação antes na Visita de Mundos ser implementada e nada de relevante aconteceu, então eles esperam algo parecido.
PlayStation 5
Uma versão atualizada para o novo console da Sony foi confirmada, com o open beta anunciado para o dia 13 de abril – mesmo dia que será implementando o patch 5.5. A edição de PS5 deverá contar com melhorias gráficas, frame rate aprimorado, tempos de carregamento menores e suporte para resolução em 4k. Ainda sobre essa parte de desempenho, o jogo terá dois modos: um voltado para a resolução 4k e outro focado no frame rate, com resolução 2k.
Informação importante: quem já tem Final Fantasy XIV no PlayStation 4 poderá fazer o upgrade para a versão de PS5 sem custos adicionais.
Final Fantasy XIV Digital Fan Festival
O próximo grande evento de FF XIV será digital e acontecerá em maio, nos dias 15 e 16. Todo o evento será transmitido ao vivo, incluindo as apresentações musicais, de forma totalmente gratuita.
Mas para quem estiver afim de gastar um trocado, alguns itens exclusivos estarão disponíveis durante o Fan Festival. O principal deles é a Lunar Whale, a primeira montaria para OITO jogadores. O design dela foi baseado em uma arte de Yoshitaka Amano. Veja o trailer.
Além da baleia, três minions novos baseados em personagens de Final Fantasy IV também estarão disponíveis: Edge, Rosa e Rydia.
Agora lembra que eu falei dos SPOILERS? Passe daqui por sua conta e risco. Garanto que não tem nada de explodir cabeças, mas quem ainda não chegou no final da trama pode querer ver isso em outro momento. O aviso está dado.
Novas Features (Pt. 2)
- Novos mapas – a promessa é que os novos mapas sejam grandes. Três regiões foram reveladas a cidade de Radz-At-Han, Thavnair e Garlemald, a capital do Garlean Empire.
- Atualização do Trust System, que permite fazer alguns conteúdos do jogo em grupo com NPCs. A primeira novidade é a adição de Estinien aos personagens utilizáveis. Em um segundo momento o time de desenvolvimento deseja aplicar mais tipos de atividades nas quais seja possível usar os ajudantes.
- Uma nova tribo será adicionada, os Matanga.
- Novas ameaças – um novo mal que está para chegar é o Anima, que possui um visual que remete à summon de Seymour de Final Fantasy X.
- Uma nova raid High-End chamada Pandemonium, que terá uma historia nova e, pela arte, deve trazer um velho conhecido dos jogadores, um tal de Lahabrea….
Para fechar, sobre a história de Endwalker ela deverá concluir a saga do embate entre Hydaelyn e Zodiark, que se estende por 10 anos, desde a primeira versão do jogo. Esse ciclo deverá ser fechado, com novos arcos sendo construídos daqui em diante. Mas nada além disso foi comentado.
Pingback: Final Fantasy XIV altera ícone do Sage por preocupações com tripofobia – Mastermune