Análise: Horizon Chase – Senna Sempre (DLC)

A segunda metade dos anos 80 e começo dos 90 foi um período único para o Brasil. Depois de mais de 20 anos de ditadura voltávamos a ser uma democracia. Mesmo com a mudança, ainda eram tempos complicados. Havia muito o que ser arrumado, a economia estava longe do ideal, as dificuldades eram enormes. Nesse cenário, uma das válvulas de escape para muitos vinha do esporte.

Nessa época começou a despontar na Fórmula 1 um jovem piloto chamado Ayrton Senna da Silva. Com uma habilidade fora do comum, não demorou muito para conseguir chamar atenção. Mas havia algo a mais. Nas pistas, não tinha medo de se meter entre os grandes, era ousado. Ter um brasileiro ali, sem medo de ninguém, era uma injeção de orgulho para a moral de qualquer um. Assim, corrida após corrida, acordar cedo no domingo foi virando um hábito para mais e mais pessoas.

Foi assim que Senna se tornou um herói nacional, sendo um gigante nas pistas e até hoje lembrado como um dos maiores da história. Era o cara que estava sempre se superando, sempre buscando o melhor tempo e não baixando cabeça para ninguém. Mesmo quando não tinha o melhor carro, brigava até o fim. De certa forma, despertava o melhor de nós ao assistir ele correndo.

E em uma justa homenagem a esse ícone do automobilismo, a Aquiris Game Studio traz o DLC Senna Forever no dia 20 de outubro, mesma data do tricampeonato de Senna em 1991, no Japão. O conteúdo chega para todas as plataformas no qual Horizon Chase está disponível, Nintendo Switch, PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series X|S, PC, iOS e Android. Vale notar que você precisa ter o jogo base para jogar essa DLC.

No modo campeonato você pode escolher carros de todas as equipes

O pacote traz uma grande adição de conteúdo ao Horizon Chase, 15 novas pistas e mais de 30 carros, e é incrível perceber o trabalho da Aquiris aos detalhes. Começando pelo modo campanha, que narra a história de Senna entre as temporadas de 84 até 91 ao longo de cinco capítulos, destacando alguns momentos marcantes da carreira de Senna. O segundo lugar com a Toleman em Mônaco em 84, a primeira vitória com a Lotus e a emblemática vitória no Brasil em 91 são lembrados.

O jogo não tem licença de uso de nomes de pilotos, equipes ou circuitos mas o trabalho de reprodução foi muito bem feito. É fácil identificar as escudeiras pelas pinturas e os nomes “genéricos” dos pilotos. O design dos carros também merece destaque. A cada temporada temos novos modelos, seguido a evolução da época. As versões diferentes da Lotus e da McLaren estão lá. Um cuidado que mostra a atenção pela produção. Parte da graça desse DLC é tentar puxar pela memória os nomes reais.

A lendária corrida de Interlagos, no qual Senna venceu levando o carro só com a 6ª marcha na parte final do GP.

Além do modo campanha há o modo Campeonato, que traz campeonatos em três níveis de dificuldade e permite escolher qualquer um dos carros disponíveis nesse modo, conforme são desbloqueados. Esse modo permite corridas até 4 jogadores localmente.

Quanto à jogabilidade ela é bem fiel ao que já conhecemos de Horizon Chase, o que é ótimo. Todos os carros têm 3 opções de personalização antes de cada corrida – controle, aerodinâmica ou combustível. Outra adição muito interessante é o modo primeira pessoa, exclusivo do modo Senna Forever. Funcionou muito bem e quem sabe a Aquiris não se anima para levar essa câmera para outros modos?

Os objetivos secundários também estão presentes, assim como as moedas especiais na pista. Tudo isso promete um desafio a mais para quem gosta de fazer 100%. Por outro lado quem só quer correr pode deixar essas metas de lado, elas não interferem no avanço do modo Campanha.

Jogar em primeira pessoa é um dos destaques da expansão

O trabalho feito pela Aquiris nesse DLC é excepcional. Os cuidados não só com a marca Senna, mas em recriar todo o circo da F1 dentro do universo de Horizon Chase superou minhas expectativas. Para aqueles que acompanhavam as corridas vai ser um belo golpe nostálgico, revisitando lembranças daquela época. Já os mais novos ou quem não conhece o esporte tem aqui um ótimo registro para conhecer um pouco do legado de um dos maiores pilotos da história. Isso acompanhando pela ótima jogabilidade arcade com pequenas mas interessantes adições nos novos modos.

Em tempos onde ser brasileiro não tem sido uma tarefa fácil, ter uma empresa nacional trazendo esse excelente conteúdo em homenagem a um dos maiores ídolos do país é para comemorar e nos lembrar que apesar de tudo, temos que continuar lutado, como fazia nosso tricampeão. Só faltou mesmo a narração do Galvão Bueno e o tema da vitória, mas isso a gente entende.

 

Análise produzida com cópia digital de PS4 cedida pela Aquiris Game Studio



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV

One thought on “Análise: Horizon Chase – Senna Sempre (DLC)

Fechado para comentários.