Final Fantasy XIV: Resumo da Letter from the Producer – 17/09
Na madrugada do dia 17 de setembro aconteceu mais uma Letter from the Producer Live, voltada para as mudanças de batalha que chegarão na próxima expansão, Endwalker. Com apresentação do diretor/produtor Naoki Yoshida e do global community manager Toshio Murouchi, a live teve mais de 7 horas de duração!!
Para começar foi exibida a tela de login de Endwalker.
O tópico seguinte foi sobre os ajustes de jobs que acontecerão em Endwalker. De maneira geral, foi confirmado que haverão novas ações por conta do novo level máximo mas nada de novos sistemas. O trabalho dará continuidade ao que foi feito no lançamento de Shadowbringers (5.x). Outro ponto importante é que habilidades primárias terão seus cooldowns ajustados para 60 ou 120 por padrão. Mas foi ressaltado que nem todas as habilidades sofrerão esse ajuste.
Dito isso, vamos ver vídeo das Job Actions de Endwalker. Já é possível ver habilidades novas e todas as técnicas de Sage e Reaper. E sim, você também vai se empolgar com summoner.
Vamos agora para as mudanças nas roles e jobs.
Tanks
- Usar habilidades defensivas no momento ideal irá conceder maiores bônus.
- Combos não serão mais quebrados por ataques a distância (Ex: “Tomahawk” do Warrior).
- Haverá paridade entre os atributos de dano físico e mágico de armas no mesmo nível de item, e mudanças associadas às potências de ação. Essa alteração será aplicada a todos os DPSs físicos também. As potências de alguns golpes podem ser ajustadas para baixo mas isso não significa que serão nerfadas. Será somente para ajuste dos cálculos de dano do jogo.
Paladin
- Requiescat terá a mesma eficiência independente do MP restante.
- Um novo combo de três ataques será adicionado, começando com Confiteor.
- Intervene será ajustada para aumentar em 5m o alcance da investida.
Warrior
- Efeitos que aumentam o dano causado poderão ser ativados e estendidos por combos de AoE.
- Onslaught e Upheaval não vão mais consumir a Beast Gauge.
- Onslaught terá 3 cargas de uso e a nova ação após sua execução permitirá mais mobilidade.
- Uma nova ação estará disponível após a execução de Inner Release, que terá o cooldown reduzido para 60s.
Dark Knight
- Salted Earth irá afeitar a área ao redor do jogador e irá disponibilizar uma segunda ação ao jogador.
- O Simulacrum terá uma nova ação após o jogador adquirir uma das novas habilidades do job.
- Delirium terá o cooldown reduzido para 60s.
- Plunge terá o alcance aumentado de 15 para 20m.
Gunbreaker
- Savage Claw e Wicked Talon serão trocados por Gnashing Fang na hotbar, diminuindo o número de inputs.
- Continuation poderá ser usado após Burst Strike.
- Um novo talento irá aumentar o número de cartuchos de 2 para 3.
- Rough Divide terá o alcance aumentado de 15 para 20m.
Melee DPS
- Feint terá seu efeito alterado para reduzir o dano físico e mágico dado pelo alvo (atualmente reduz a força e destreza do alvo em 10%).
- Combos não serão mais quebrados por ataques a distância.
- Haverá paridade entre os atributos de dano físico e mágico de armas no mesmo nível de item, e mudanças associadas às potências de ação. Essa alteração será aplicada a todos os DPSs físicos também. As potências de alguns golpes podem ser ajustadas para baixo mas isso não significa que serão nerfadas. Será somente para ajuste dos cálculos de dano do jogo.
Dragoon
- A rotação de dano em área será ampliada. Uma ação nova ficará disponível ao executar o combo corretamente.
- Blood of the Dragon se tornará uma habilidade passiva. As técnicas que dependem dela serão ajustadas.
- Spineshatter Drive terá duas cargas de uso.
- Lance Charge terá o cooldown reduzido para 60s.
Monk
- Chakras serão destravados em um nível mais baixo (não foi especificado qual).
- Os stacks de Greased Lightning serão removidos. Quando as condições forem satisfeitas, o Perfect Balance permitirá a execução de um Masterful Blitz. O Blitz disponível muda dependendo das habilidades usadas quando sob os efeitos do Perfect Balance. O conceito de passar rapidamente pelas habilidades de Monk não mudou, com a implementação do Masterful Blitz isso continuará.
- True Strike / Twin Snakes não terão mais um requisito direcional. Haverá um chakra Yin/Yang ativando diferentes habilidades.
- Shoulder Tackle será removido mas em seu lugar entrará uma nova técnica de gap closer. Não será um ataque por si mas você também poderá se movimentar para um aliado.
Samurai
- Efeitos concedidos por Jinpu e Shifu agora podem ser aplicados por combos AoE.
- Uma nova ação na linha de Iaijutsu e Tsubame-gaeshi estará disponível. Eles queriam expandir o puro DPS melee, então novas ações foram o foco.
- Tsubame-gaeshi e Meikyo Shisui foram ajustados para 2 cargas, assim haverá mais espaço para abrir as ações.
- Quando sob o efeito de Meikyo Shisui e na terceira parte de sua rotação, será concedido o efeito da segunda ação em sua rotação.
Ninja
- Ações vinculadas a Raiton, Doton e Huton serão adicionadas.
- Uma ação que torna mais fácil aplicar o Huton será adicionada.
- O Ninja já é muito “ocupado” com os mudras, então não existem planos de um quarto mudra.
- Shadow Fang será removido e com ele o DoT vai embora.
- Raijin e Bunshin terão uma ação específica anexada a eles também.
Reaper
Uma demonstração mais detalhada do Reaper foi exibida. Usando a foice como arma principal o personagem terá uma barra que, quando completa poderá ser usada para invocar um avatar, que permitirá o uso de técnicas mais poderosas e buffs para o grupo. A primeira barra é a Soul Gauge, carregada durante os ataques e usada para invocar o avatar. A segunda é ativada nessa segunda etapa para aprimorar os ataques. O combo básico não tem condicionais de posição, mas o avatar terá.
Ranged DPS
- Aqui também se aplica a paridade entre os atributos de dano físico e mágico de armas no mesmo nível de item, e mudanças associadas às potências de ação.
- Buffs de mitigação de dano terão seus cooldowns ajustados para 90s.
- Ajustes de dano ainda estão em discussão para todos os jobs dessa categoria.
Bard
- Cada uma das 3 músicas disponibilizará uma nova ação que aplica um buff para o grupo.
- Uma nova ação estará disponível após a execução do Apex Arrow.
- Wanderer’s Minuet e Battle Voice foram ajustados para 120 seg de cooldown.
Machinist
- Uma nova ação chamada Chain Saw será adicionada.
- Uma nova ação será adicionada para Automaton Queen. Reassemble agora terá 2 cargas.
- Ainda há ajustes menores mas o design geral do Machinist não foi revisado.
Dancer
- Os efeitos de técnicas como Flourishing Cascade agora serão compartilhados entre as habilidades de alvo único e AoE.
- Novas ações estarão disponíveis mediante a execução de Technical Finish, Improvisation e Devilment.
- Dancer não terá mudanças drásticas, os procs entre combos de alvo único e AOE serão simplificados. Os botões serão alternados para o modo único ou AoE com base no Step escolhido para economizar espaço na hotbar. O acumulo da barra de Esprit ficará mais prático.
Magical DPS
- Addle terá seu efeito alterado para reduzir o dano físico e mágico dado pelo alvo (atualmente reduz inteligência e mente do alvo em 10%).
Black Mage
- Enochian se tornará habilidade passiva, aplicada automaticamente enquanto sob o efeito de Astral Fire ou Umbral Ice. A ideia é passar a imagem do Black Mage como um Damage Dealer puro, como o Samurai.
- O proc para Fire IV e Thunder foi estendido para ajudar na rotação do Black Mage.
- Fire II e Blizzard II terão mais uma etapa, então a rotação AoE mudará.
- Sharpcast terá uma carga adicional. Esses ajustes estão alinhandos para manterem com o tempo geral da batalha.
Red Mage
- Uma nova ação estará disponível após a execução de Scorch.
- Verflare, Verholy e Scorch serão alterados para AoEs, e estarão nas rotações de dano em área.
- Magic Barrier, um novo buff defensivo para o grupo será adicionado.
- Foram feitas muitas mudanças de pequena escala e novas ações serão adicionadas. As weaposkills também sofreram ajustes. O consumo de mana branca e preta foi reduzido.
- Manafication foi ajustado para um burst de dano inicial na rotação mais potente.
- As potências de Displacement e Engagement serão as mesmas.
- Manafication terá seu cooldown ajustado para 110s.
Summoner
- Houveram mudanças significativas no Summoner.
- Todas as ações que aplicavam DoT (damage over time) foram removidas.
- Agora o summoner vai invocar de fato Ifrit, Garuda e Titan e não mais os egis. As habilidades terão as propriedades do elemental.
- Quanto à rotação, você ainda convocará Demi-Bahamut e ai terá uma propriedade elemental concedida. Na sequência irá chamar Ifrit, Garuda,Titan com essas propriedades elementais. Quando terminar a rotação, ela encerra com a Phoenix.
- Não haverá ordem específica para invocação e ações serão condensadas de acordo com a invocação.
Healers
- Novos buffs single-target serão adicionados para todos os healers.
- O tempo de cast para técnicas ofensivas será diminuído.
- A área de feito do Limit Break será aumentado para 50m.
White Mage
- As poucas alterações visam alinhar o WHM como um curandeiro puro
- Uma nova ação de campo de cura em área será adicionada.
- Fluid Aura será removido.
- Holy 2 será adicionada.
- Divine Benison não será mais uma habilidade instantânea.
Astrologian
- Diurnal Sect e Nocturnal Sect serão removidos. Ações básicas de cura serão ajustadas para ter os mesmos efeitos que teriam durante Diurnal Sect.
- Neutral Sect ainda terá algumas propriedades de barreira.
- O efeito de Divination será alterado, os selos serão usados para novos buffs aplicados ao próprio personagem. Selos diferentes geram buffs diferentes.
- Redraw não terá mais cargas, mas toda vez que uma carta for puxada, Redraw só pode ser usada uma vez.
- Será adicionada uma técnica com propriedade de cura e ataque de área ao mesmo tempo.
Scholar
- Scholars foram ajustados para serem healers de barreira.
- Uma nova ação que aumenta a velocidade do grupo mesmo em batalha será adicionada. Será parecida com Sprint, aumentando a velocidade por certo período. Não irá acumular com Sprint.
- Irá ganhar um novo buff single target.
Sage
- Possui todas as ações essenciais para um healer de barreira.
- Capaz de atacar inimigos e curar membros específicos do grupo ao mesmo tempo.
- Possui recursos únicos de cura, buffs de aprimoramento e ataques mágicos.
- Ao atingir um inimigo, há chance de aplicar um DoT.
Ajustes de Batalha
- Ajustes no Raid Finder para Savage Duties
- Grupos irão incluir um Pure Healer (WHT/AST) e Barrier Healer (SCH/SAG)
- Atualizações no Party Finder
- A categoria de Healer será dividida entre Pure e Barrier.
- Uma nova opção para jogadores que ainda não receberam recompensas semanais será adicionada.
- Os resultados de busca não irão incluir grupos que o jogador não poderá entrar devido ao requerimento “One Player per Job”.
- Recompensas de Duty:
- Trials que possuem uma arma como recompensa terão um baú adicional. O drop será aleatório.
- A quarta parte das High-Ends Raids lançadas do 3.x em diante terá um baú adicional de armas. Se aplica em Coils of Bahamut, Coils of Bahamut (Savage) e Alexander (Savage).
- High-End Raid lançadas do 4.x em diante agora irão dar equipamentos e acessórios em baús. Se aplica em Coils of Bahamut, Coils of Bahamut (Savage) (menos acessórios), Alexander (Savage) e Omega (Savage).
- Buffs condicionais – que ativam após uma ação específica, por exemplo – poderão ser separados na HUD dos buffs normais.
- A função de mira no chão será aprimorada.
- Novas configurações adicionadas no Character Configuration.
- Apertar o botão de ação novamente para colocar o círculo.
- Evitar que o cursor se mova além da área de alcance máximo.
- Novas configurações adicionadas no Character Configuration.
- Durante o cast de uma habilidade, os alvos dos membros do grupo ficarão visíveis.
- Mudança tornará mais fácil ver se algum outro membro está revivendo um aliado morto, por exemplo.
- Barras de HP serão exibidas mesmo quando o jogador estiver incapacitado. Isso estava disponível anteriormente por meio da configuração “Always”, mas agora será o caso ao usar a configuração padrão “When HP is below 100%”, nas configurações.
- Trials na dificuldade Unreal serão removidos no 6.0 para ajustes, devendo voltar no 6.1.
- Cintos não serão mais equipáveis e nem virão como recompensa de duties ou trocas.
- Cintos equipados pelo jogador, retainer ou no Armory Chest ficarão acessíveis no Calamity Salvager, onde podem ser recuperados individualmente. Cintos no inventário permanecerão onde estão.
- Um anel será criado para substituir o Speed Belt, obtido em Eureka.
- A diferença de atributos entre equipamentos do nivel 50 até 80 será diminuída.
- Valores de HP e dano serão diminuídos.
- A potência de comidas, poções e matérias também será reduzida de acordo.
- Ao usar a opção Undersized Party, o efeito Enhanced Echo será aplicado para balancear a dificuldade de acordo com os patchs anteriores.
- EXP ganha será diminuía proporcionalmente. Além disso, a EXP ganha de inimigos normais de dungeons agora será ganha dos chefes.
Remoção de itens High Quality (HQ)
- Objetivo é melhorar os problemas de lotação de inventário.
- Não haverá mais itens de Gathering HQ. Missões, conquistas e outros objetivos atrelados a itens HQ serão ajustados.
- Inimigos não irão mais dropar itens HQ.
- Trocas de tokens não darão mais itens HQ.
- O crafting de itens HQ no 6.0 ainda será possível, mas a entrega desses itens em missões não irá dar mais bônus na entrega.
Demais ajustes
- Ajustes nas taxas de teletransporte entre cristais serão feitas. Os cálculos serão feitos com base na distância entre origem e destino.
- Uma nova interface no Aethernet UI apontará no mapa os cristais das cidades.
- O progresso de FIsher’s Intuition será mantido após o jogador sair do jogo.
- Devido aos problema de congestionamento nos servidores, o sistema de viagem entre Data Centers deverá ser implementado após o patch 6.0x.
Por fim um evento colaborativo com Dragon Quest X foi anunciado para outubro.
A próxima Live Letter já tem data: 05 de novembro às 23h (horário de Brasília). Nessa apresentação o foco seré crafting & gathering, ajustes nos sistemas internos e o novo PVP.
Pingback: Final Fantasy XIV: Jogador usa Kinect para jogar de dancer – Mastermune