Final Fantasy XIV: Recomendações para as filas de login

Em poucos dias (talvez horas) Endwalker, a nova expansão de Final Fantasy XIV estará entre nós. E esse período de uma grande atualização sempre é um momento único um MMORPG, por coisas boas e outras nem tanto.

Uma das principais características desse período é a grande quantidade de pessoas que aparecem. Se você achava que já tinha muita gente na fila nos últimos meses (e tinha mesm), espere por períodos de espera maiores. Para tentar contornar isso a Square Enix publicou algumas das medidas que deverão ser tomadas para tentar deixar as coisas menos caóticas. Vamos dar uma olhada nos principais pontos:

Tempo de Login

Tudo começa pelo processo para entrar no servidor. O primeiro aviso é que, mesmo que o número pareça estar “travado”, confia que a fila estará andando. Tentar sair e voltar vai te colocar de volta no final da lista. Junto a isso a fila dará prioridade a jogadores pagamentos em relação a quem está na Free Trial. O segundo grupo só terá acesso uma vez que não tenham mais pagantes na fila.

Um novo recurso implementado no patch 5.57 pode ajudar um pouco com os congestionamentos. Ele permite que o jogador logue em outro servidor, diferente de seu Home World, mas no mesmo Data Center. O sistema irá escolher automaticamente um servidor que esteja mais acessível. Para ter acesso a esse recurso são três passos:

  • Abra a tela de seleção de personagem
  • Escolha o personagem e acesse o submenu – o botão com a engrenagem no canto superior direito
  • Selecione “Visit Another World Server”

Criação de Personagens

Em servidores lotados não será possível criar novos personagens, visto que o sistema precisa alocar esse novo personagem dentro do jogo. Assim é pedido que isso seja feito em horários fora dos picos de acesso.

Error 2002

Caso você tome o “Error 2002” ao tentar entrar saiba que isso já está previsto. Essa mensagem será mostrada quando um Data Center ultrapassar o limite de 17 mil personagens na fila de login, impedindo novas entradas. Isso foi feito para evitar que os servidores travem devido ao grande volume de tráfego. Caso tenha esse problema o recomendado é esperar um pouco antes de tentar fazer login novamente.

Logout automático

Esse recurso já está ativo e continuará trabalhando em Endwalker. Jogadores inativos por 30 minutos serão automaticamente desconectados do servidor. Na nota oficial é falado que esse recurso foi aprimorado, mas não detalham exatamente como. De toda forma, o pedido é que os jogadores saiam do jogo caso não estejam jogando de fato.

Filas de espera em Instâncias

É muito provável que áreas instanciadas, como Solo Duties por exemplo, sofram com muitos acessos simultâneos. Para essas situações uma fila especial será criada, nos quais os jogadores serão listados por ordem de chegada. Caso isso ocorra, apenas espere sua vez. Uma mensagem na tela mostrará o andamento da fila.

Instâncias em Novas Áreas

Nos primeiros dias (talvez semanas) de Endwalker, muito da população do jogo provavelmente se concentrará nas regiões novas. Para permitir mais jogadores nessas áreas, haverão várias instâncias delas. Essas partes terão um número após o nome (Labyrinthos 1, Labyrinthos 2, Labyrinthos 3, por exemplo).

É possível escolher uma instância específica das áreas em questão através das entradas pelas regiões vizinhas ou usando o aetheryte da área. Ao usar os comandos Teleport ou Return, o sistema irá escolher uma das instâncias automaticamente, que será identificada no chat e também através do comando /instance.

Jogadores em instâncias diferentes do mesmo mapa poderão se comunicar com o /tell mas não poderão ver os personagens um do outro. No caso de grupos, o padrão é que todos os membros sejam movidos para a mesma instância ao usar Teleport ou Return, mas pode acontecer de serem mandados para instâncias diferentes. Caso isso ocorra, os membros do grupo podem selecionar manualmente outra instância, como descrito acima.

No mais, tenha paciência e aproveite o jogo!



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV