Final Fantasy XIV: Letter from the Producer Live – 05/11

A live começou com um pronunciamento de Naoki Yoshida (Yoshi-P), diretor e produtor do jogo informando sobre a mudança de data de lançamento. Endwalker foi adiado para 7 de dezembro, com o early Access foi para dia 3 de dezembro. De acordo com Yoshida, a mudança foi necessária para garantir que o lançamento seja o melhor possível.

No site oficial há o depoimento completo do diretor, mas fica a impressão de que o tempo adicional será usado para garantir a estabilidade do jogo. Vale lembrar que o jogo ganhou um grande fluxo de jogadores recentemente, tendo problemas de congestionamento.

Falando sobre o cronograma de trabalho, mais duas datas importantes foram mostradas:

  • 21/12 – Patch 6.01: Normal Raid Pandaemonium.
  • 04/01 – Patch 6.05: Padaemoinum (Savage), novos Allagan Tomestones adicionados, novos Tokens.

O trailer de lançamento foi divulgado. Tem alguns flashes de fim de expansões anteriores, bom avisar.

Na sequência os desenvolvedores falaram um pouco sobre os novos lugares: Old Sharlayan (a cidade natal de Alphinauld e Alisae), Radz-at-Han, Thavnair, Labyrinthos, Garlemald e Mare Lamentorum.

Labyrinthos, a cidade que fica no subsolo

Yoshi-P mencionou que existem outros mapas em Endwalker, mas que eles não serão mostrados por enquanto.

Em seguida o foco foi falar dos personagens principais da história, dos Scions especificamente. Emendando o assunto, uma novidade de Endwalker é que em algumas missões NPCs vão seguir seu personagem em situações específicas da história, como se fosse um pequeno grupo. Eles vão te seguir por todo o caminhoe até soltar alguns diálogos. E sim, você pode usar o Group Pouse para tirar fotos com eles.

O ponto seguinte que merece destaque são as Role Quests. Elas serão divididas em cinco, com a separação de Melee e Physical Ranged DPS em relação a expansão anterior. Haverão missões extras para quem terminar todos os 5 arcos no patch 6.1 e não terão mais Job Quests no nível 90. O time acredita que os arcos de história foram encerrados em Shadowbringers.

Para as classes de Craft e Gather, o novo tipo de entrega será o Studium Deliveries. Também haverão missões para grupos de jobs específicos, que irão liberar missões extras ao serem completados.

Seguimos com novidades sobre Trials e Dungeons. Na verdade, só dungeons porque na parte de Trials, o time só mencionou que haverão novos, mas manteve segredo sobre o que serão. Confira as screens dos calabouços:




Um novo calabouço para Mapa de Tesouro também foi mostrado. The Excitatron 6000 estará disponível a partir do patch 6.05.

PVP

A primeira novidade do PVP é o novo modo, chamado Crystal Conflit. Pensando em uma escala menor do que os modos atuais, será um combate 5×5, com regras mais simples e partidas curtas. Cada equipe será formada por 5 jobs distintos, mas não haverá restrições de role. Haverão partidas casuais, ranqueadas e custom.

O objetivo da partida é levar o cristal que está no meio da arena até a base do time inimigo. Yoshi-P explicou que para esse novo modo eles tentaram fazer algo simplificado do Roubar a Bandeira, algo clássico em jogos FPS. Crystal Conflit terá suas recompensas de temporada para posições no ranking e de tier.

Crystal Conflit terá vários mapas exclusivos, que terão mecânicas próprias que deverão dar diferenciações ao gameplay de cada partida.

Seguimos com as mudanças gerais no PVP e de recompensas.  Um novo sistema chamado “Series” será introduzido (nome provisório). O Series funcionará com uma mecânica parecida aos “Passes de Temporada” em outros jogos – conforme você joga partidas de PVP vai acumulando níveis e desbloqueando recompensas. Quando uma nova série começar, o nível é reiniciado para 1 e os itens de recompensa são alterados. Também serão adicionados tokens especiais que permitirão que jogadores comprem itens de séries passadas, quando (e se) elas ficarem disponíveis.

Outro sistema introduzido será o Calling Card (nome provisório), que permitirá a personalização dos perfis, mostrados antes das batalhas. Provavelmente serão exibidos fora do PVP também.

Por outro lado quem nos deixa é o The Feast, que será removido no 6.1. O objetivo é para que o time possa se concentrar no novo modo e nas mudanças gerais do PVP. A pré-temporada ainda estará disponível entre os patchs 6.0 e 6.1. Wolf Collars ainda poderão ser obtidos e negociados, então não é preciso descartá-los.

Crafting e Gathering

Hora da turma dos crafting. Alguns pontos falados já foram tratados em apresentações anteriores, mas vamos revisar tudo. Primera coisa é revisão de itens HQ para gathering.

  • Itens HQ não serão mais obtiveis por profissões de Disciples of the Land.
  • Missões que demandavam itens HQ serão atualizadas para aceitarem itens de qualidade normal (NQ) também.
  • Bônus de entregas por itens HQ serão removidos, com as recompensas base aumentadas.
  • Ações relacionadas a coleta de itens HQ serão ajustadas.
  • Achievements que precisavam de itens HQ serão atualizados para que ainda possam ser completados.

Para Disciples of the Hand não haverão mudanças tão significativas. Ainda será possível criar itens HQ. Foi explicado que ajustes serão feitos para que a dificuldade de criar itens HQ não aumente de forma significante na próxima expansão.

Mudanças específicas para Mining e Botany:

  • Novas ações serão adicionadas e existentes serão ajustadas.
  • Alto valor de Perception aumenta a chance de ativar Gatherer’s Boon, que aumentara a coleta em uma unidade.
  • Ações que aumentam a probabilidade de pegar um item HQ serão trocadas por ações que aumentam a chance de ativar Gatherer’s Boon.

Mudanças específicas para Fishing:

  • Novas ações serão adicionadas e existentes serão ajustadas.
  • Peixes “Larged-sized” irão aparecer no lugar dos itens HQ, a descrição de ações será atualizada nesse sentido.
  • Percepção irá afetar o nível de coleta de peixes.
  • Ao achar um spot de pesca de lança, os jogadores irão usar de fato as lanças, para maior imersão.
  • A pesca com lança irá virar um mini-game, com bônus para pescas bem sucedidas em sequencia.

Ajustes serão feitos nas recompensas de Leve Quests. A quantidade de gil recebida será ajustada para evitar uma possível inflação da moeda. Também será mexida a quantidade de EXP e gil ganha por tradecraft e fishing leves que pedem um grande número de itens, que atualmente é muito alto. A EXP e gil dadas em algumas outras leves será aumentado.

Ajustes de Sistema

Como mencionado anteriormente haverá uma redução da escala de números do jogo, que contará para EXP, dano e outros atributos. Todas as classes, jobos retainers e Trust NPCs serão afetados.

Agora algo importante. Por conta da mudança na base de dados do jogo, será necessário resetar a EXP acumulada entre níveis no lançamento do 6.0. Dessa forma, por exemplo, se você tiver um Samurai nível 72, com 30% da exp ganha para o nível 73, a barra será reiniciada para 0% do 72.

As novas tomestones ganharam nome: Allagan Tomestone of Aphorism e Allagan Tomestones of Astronomy. A segunda será adicionada 4 semanas após o lançamento do 6.0. Alteração importante é o custo das armas, que será reduzido de 1000 para 500 tomos. Para a turma de craft e gather, os novos Scrips serão o Purple Crafter’s Scrip e Purple Gatherers’ Scrip.

A interface de achievements será alterada, com novas abas “Near Completion” e “Recommended”. Repare que toda a interface foi remodelada em comparação com a atual.

Mais alterações:

  • Group Pouse pode ser ativado ao usar um instrumento (Bardo).
  • A ação de FC “Back on Your Feet” será trocada por uma ação que aumentará o tempo do sprint dentro das cidades.
  • Itens contendo um minion ou montaria aleatórios serão adicionados para serem trocados por selos da Grand Company. Yoshi-P lembrou que essas caixas terão outras coisas além de minions e montarias. Não é garantia que venha um ou outro.
  • Embody “Immerse Spatial Audio” será adicionado (somente Windows). É um novo sistema de áudio com uma experiência de 360º. Esse add-on deverá ser comprado a parte, mas um trial gratuito de 14 dias estará disponível a partir do Early Access. Após o lançamento do patch 6.05 o preço final será de US$19.99.

Novos Gears e Cabelos

Durante a apresentação, novos sets inspirados em personagens de Final Fantasy IV foram mostrados. Todos eles poderão ser adquiridos com Allagan Tomestones.

Os sets de Omega (F) e Omega (M) também entrarão no jogo, mas esses serão via MogStation.

Novos modelos de cabelo para Vieras também serão adicionados. Opções para Hrogthars estão em produção também, mas só devem chegar no 6.1.

Housing System

Novidades para o sistema de residências:

  • Uma nova área será adicionada, Empyreum, localizada em Ishgard.
  • Ela ficará no Firmamento.
  • São 24 wards + 24 subdivisões planejadas.
  • Jogadores poderão visitar Empyreum no lançamento do 6.0. A compra de terrenos será aberta no 6.1.
  • Relocações para terrenos que ainda não estão prontos para compra não serão possíveis após o 6.0.
  • Desvalorização de terrenos será removida no 6.1.
  • Não será mais possível dar permissão de compra de casas de Free Companies para novos membros ou dar a esses jogadores o rank FC Master.
  • O sistema de loteria será implementado no 6.1.

O sistema de loteria foi melhor explicado também. Para participar é necessário cumprir alguns requisitos:

  • O personagem deve ter ao menos uma classe ou job no nível 50 ou superior.
  • O personagem deve ter o rank mínimo de Segundo Tenente na Grand Company.
  • Outro personagem na mesma Service Account não pode possuir um plot no mesmo mundo (a pessoa pode entrar na loteria se o objetivo for a realocação de plot).
  • Regras para Free Comanies
    • Para comprar um plot para Free Company o membro deve ter permissão para comprar e revogar terrenos.
    • A Free Company deve ter ao menos 4 membros e rank 6 ou superior.
    • Outro personagem na mesma Service Account não pode possuir, como comprador, um terreno de FC no mesmo mundo (a pessoa pode entrar na loteria se o objetivo for a realocação de plot).

  • A agenda das loterias será a mesma em todos os Mundos e Áreas Residenciais.
  • Cada jogador só pode concorrer a um plot por período.
  • Os jogadores poderão ver nos Placard quantas pessoas estão na disputa pelo terreno.
  • Jogadores deverão pagar o preço total do plot para poder usá-lo. Aqueles que perderem o sorteio terão todo o valor pago em adiantamento devolvido.
  • Jogadores não podem desistir da loteria uma vez que entrem no sorteio.

  • O vencedor do sorteio terá o nome exibido no Placard.
  • Vencedores devem clamar pelo seu direito ao plot dentro do período específico ou serão desclassificados (nesses casos apenas 50% do valor pago em adiantamento será devolvido).
  • A devolução de valores para jogadores que perderem a loteria será dentro de um tempo específico.

Oceania Data Center

O novo Data Center está planejado para fevereiro de 2022, e se chamará Materia.

Por fim, o patch notes oficial será lançado no dia 2 de dezembro e haverá uma live especial de leitura das notas, mas apenas com áudio em japonês.

Um vinil especial com o single Endwalker será lançado ainda em novembro.

Nos extras, o mangá Saki x FF14, que atualmente é publicado apenas digitalmente ganhará uma edição física. Também uma nova série foi anunciada, um spinoff que trará os personagens do jogo em um contexto de escola. Chamado de “Academia Eorzea”, está programado para dezembro de 2021. Infelizmente ambos os lançamentos estão somente no Japão por enquanto.

 

 



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV