Final Fantasy XIV: Interrupção de vendas e congestionamento dos servidores
Muita gente diz que o sucesso pode ser um problema e meio que é isso que está acontecendo com Final Fantasy XIV. Após o lançamento da expansão Endwalker, as filas de acesso ao game explodiram e acessar o jogo durante alguns períodos do dia pode ser um processo de horas. Por conta disso, a Square Enix vem constantemente atualizando os jogadores sobre o status do serviço.
No mais recente comunicado assinado por Naoki Yoshida, produtor e diretor do jogo, a equipe trouxe alguns updates sobre o estado geral do jogo e medida que estão sendo tomadas. A primeira delas é um período adicional de 14 de acesso para jogadores com contas regulares ativas. Esse bônus deverá ser ativado a partir do dia 21 de dezembro, após o patch 6.01, e mais informações deverão ser dadas futuramente.
Outra medida é a suspensão das vendas do jogo nas plataformas digitais. Tanto a Starter Edition como a Complete Edition serão removidas das lojas de PC e PS4. Junto a isso, a criação de contas do modo Free Trial também está interrompida momentaneamente. Essas ações devem entrar já nos próximos dias e sua implementação depende de cada serviço, como PSN ou Steam.
Da mesma forma, novas propagandas e ações de marketing do jogo serão interrompidas. Só permanecerão aquelas que realmente não podem ser tiradas do ar no momento. A única coisa que se mantém é a compra de pacotes de expansão e upgrades para a Collector’s Edition.
Outro destaque da nota é em relação ao Error 2002. Essa mensagem, que é gerada ao entrar em um fila completamente cheia, estava aparecendo para jogadores que já estavam esperando. A equipe identificou que esse erro não esperado é provocado por um código de um programa de login da versão 1.0 do game. De acordo com o diretor a correção já foi desenvolvida e deverá entrar no patch 6.01.
Falando em atualizações, Yoshida afirma que a agenda de atualizações se manterá a mesma. A menos que algum erro muito grave nos próximos dias, a programação dos patchs 6.01 e 6.05 deve se manter, nos dias 21 de dezembro e 4 de janeiro, respectivamente.
Por fim, o tema dos servidores foi abordado. O problema da falta de equipamentos e semicondutores no mercado ainda é uma constante mas parece que uma luz começa a surgir no final desse túnel. Os times de infraestrutura estão ativamente trabalhando nisso e possivelmente no final de janeiro teremos mais novidades. Novos mundos estão sendo considerados e a forma como seriam instalados também está sendo estudada – todos de uma vez ou em pequenas etapas.
Pingback: Final Fantasy XIV: novidades sobre futuro do game em fevereiro – Mastermune
Pingback: Final Fantasy XIV: novos servidores e retomada das vendas – Mastermune