Final Fantasy XIV: Guia – Pandaemonium Asphodelos: The Fourth Circle

Vamos para mais um dos nossos guias de Final Fantasy XIV com Pandaemonium, as Normal Raids de Endwalker. O foco nesse guia é repassar mecânicas das lutas, não iremos abordar a história do arco. Esse guia irá abordar a quarta e última luta do primeiro bloco de raids, Pandaemonium Asphodelos: The Fourth Circle.

Hesperos

A luta contra Hesperos não é dificil, mas trabalhosa. É um confronto demorado e que pode nos pegar pela distração. Não há troca de tanques nem tankbuster divididos. Para os healers também não há mecânica específica, apenas se concentrar nos danos em área.

  • Elegant Evisceration: Tankbuster single target.
  • Decollation: Dano de raid, cure o necessário.
  • Hell Skewer: O boss irá mirar uma pessoa e executar um ataque em linha. Apenas saia da frente. Após a primeira execução, ele pode usar esse ataque durante as fases de Pinax
  • Setting the Scene: O vampirão ficará parado carregando o ataque seguinte. Na primeira vez ele usará somente o ataque elétrico. Na segunda será o de água. Na terceira serão os dois mais o de ácido. Da quarta em diante serão as quatro fases, em ordem aleatória.
  • Pinax: Hesperos vai ativar as capas, que possuem efeitos diferentes:
    • Levinstrike Mekhane: causará dano pesado em toda a arena, jogadores devem ir para um dos cantos do quadrado.
    • Well Mekhane: Irá aplicar um grande knockback a partir do centro da arena. Os jogadores devem ficar bem no meio para evitar serem empurrados nos espinhos das bordas. Ações anti-knockback funcionam.
    • Acid Mekhane: Todos serão marcados para receber um dano em área. Hora de espalhar.
    • Lava Mekhane: Uma pessoa será marcada pelo marcador de stack para dividir dano. A melhor forma de lidar é todos correrem para o centro.

  • Bloodrake: O chefe irá absorver aether para o próximo ataque. Na prática ele só vai ficar parado carregando barra.
  • Belone Coils: Quatro círculos serão formados no centro da arena. Repare que em cada um deles há um sinal com uma cruz em cima. A ideia é que somente pessoas de diferentes funções fiquem nas marcas. Por exemplo, a espada vermelha é a marca de DPS então somente healers e tanks podem ficar nesse círculo. É preciso ao menos uma pessoa em cada região quando os meteoros chegarem no chão. Um espaço vazio é dano pesado na raid.

  • Belone Bursts: Todos os jogadores terão uma linha os ligando a uma esfera de energia, que terá uma marca da sua respectiva função (DPS, Tank ou Healer). Cada um deve pegar uma esfera de função diferente da sua e evitar que ela colida com seu “dono”.
    • Atenção, ao pegar uma esfera que não a sua o jogador irá receber o debuff Thrice-Come Ruin além de um dano direto. Com três stacks é morte instantânea. Mas se cada pessoa pegar uma, tudo deve ficar bem. Tanques podem ligar algum cooldown de defesa e pegarem 2 esferas cada um. Healers e DPSs podem arriscar pegar duas, mas é bom usar alguma mitigação antes.

  • Northerly/Easterly/Westerly/Southernly Shift: o vampirão vai para o centro do mapa e colocar um marcador em um dos lados da arena.
    • Se for uma espada, corra para as laterais dela, perto da borda. O chefe irá teleportar para ela e aplicar um dano em cone.
    • Se for uma capa, corra para ficar na frente dela. O chefe irá teleportar e usar um empurrão. O objetivo é ser levado para o centro da arena. Ações anti-knockback funcionam.

Depois disso Hesperos vai apenas alternar os ataques ao longo da luta. O mais perigoso é a combinação entre Belone Coils com Setting the Scene. Isso porque diversas vezes eu já vi gente esquecendo de ir para as colunas certas e uma luta tranquila vira uma derrota em segundos. As colunas sempre vão se resolver entre a terceira e quarta ativação de Pinax. Não é uma luta difícil e há tempo suficiente para resolver todas as mecânicas com calma.



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV