Final Fantasy XIV altera ícone do Sage por preocupações com tripofobia
A próxima expansão de Final Fantasy XIV, Endwalker, chega em novembro e entre as novidades está o novo job de cura, o Sage. E como habitual no jogo ele possui um ícone próprio para identifica-lo, que já havia sido divulgado inclusive. Contudo o símbolo foi alterado para um novo formato por conta de preocupações sobre tripofobia vindas da comunidade.
A tripofobia é uma aversão ou medo a imagens que contenham pequenos buracos ou padrões irregulares. O termo surgiu em 2005 e estudos ainda são feitos sobre sua causa e mesmo seus efeitos são variados de pessoa para pessoa. De toda forma, a discussão veio a tona com o antigo ícone do Sage, que possuía pequenas astes com buracos na parte superior, simbolizando a arma específica da classe. Nesse link do Reddit estão as duas imagens lado a lado.
A explicação foi dada em um post assinado por Naoki Yoshida, diretor e produtor do game. Ele explicou que com o feedback da comunidade sobre o assunto o time resolveu alterar o ícone, dado que havia tempo hábil para isso e que esse símbolo é algo recorrente no jogo além de também aparecer estampado em produtos de merchandise.
“O conceito de design não mudou, com o ícone sendo baseado nos quatro nouliths que formam o armamento do sábio. Os furos no design original foram adicionados para obter detalhes, mas acabaram aparecendo como um cluster. Para resolver o problema o novo ícone reduz os furos enquanto acentua o conceito de design. As comparações inevitavelmente serão feitas, e alguns de vocês podem preferir o original. Mas acreditamos que projetos como este são coisas das quais você vai se acostumar enquanto joga. Pedimos sua compreensão enquanto entramos no Endwalker”, disse Yoshida no post.