Prévia: Final Fantasy VII Remake (demo)
A essa altura do campeonato você já deve saber que a demo do Final Fantasy VII Remake está disponível na PSN. Se não sabia, faça esse favor a você mesmo e pegue lá, independente do seu hype pelo game. Porque o que temos é uma prévia muito interessante deste que certamente foi um dos remakes mais esperados da história. Saudades da E3 2015.
A demo traz a primeira missão completa do game, sendo bem maior do que o que foi disponibilizado na BGS 2020. Começa no desembarque do trem até a fuga do reator após a luta com o boss. Ah, vale dizer que todos os textos e legendas estão em português.
As partes gráfica e sonoras estão impecáveis e falar bem delas é chover no molhado. Toda a atmosfera das músicas durante a invasão acerta em cheio o clima da missão, já colocando os jogadores dentro do clima de tensão e adrenalina.
Acho que a parte que mais merece comentários é o gameplay. Propondo uma mistura entre a parte tática e ação em tempo real, a Square Enix conseguiu encontrar um bom meio termo e que melhora muito o que foi visto em Final Fantasy XV, por exemplo.
Inicialmente há dois comandos: o ataque básico e uma habilidade secundária, que varia com o personagem. Dá para rolar e defender também, tal como um jogo de ação. A movimentação é importante tanto para ataque como defesa. Colunas ou obstáculos podem ser usados para se defender de projéteis e isso vale tanto para você como para os oponentes.
Dito isso vamos para a segunda camada, que nos traz as clássicas barras de ATB (Active Time Battle). Aqui ela não vai determinar quando você terá uma ação, mas quando poderá usar técnicas, magias ou itens, que são selecionados em um menu que congela o tempo de ação, dando tempo para pensar. E como essa barra enche? Atacando! E é também mantendo as ações constantes que o Limit Break vai sendo carregado. Uma vez cheio, um poderoso ataque pode ser desferido no inimigo, igual no original.
Vale aqui um adendo: é possível configurar alguns atalhos para usar técnicas e magias de forma direta, sem a necessidade de entrar no menu. Dessa forma, o jogador escolhe se vai para um estilo mais “ação” ou usa os menus para algo “estratégico”.
Por ser a zona introdutória, a maioria dos combates é bem tranquila, exceto pelos chefes e alguns inimigos na parte final da demo. Esses sim mostram um nível de desafio bastante interessante, exigindo que exploremos pontos fracos em momentos certos e uma boa leitura de movimentos para evitar tomar dano. Como mencionei antes, o sistema funciona de forma irretocável, ao menos no que foi mostrado até agora.
Sou grande fã de Final Fantasy a muito tempo, mas nunca tive um envolvimento forte com o sétimo episódio. Só fui jogá-lo muitos anos depois de seu lançamento, no PC, e nem cheguei na parte que VOCÊS SABEM QUEM morre. Então não tenho quase nenhuma carga nostálgica. Por outro lado, ver tamanho cuidado nessa produção e ter tanta coisa boa para falar de tudo que foi visto até agora dá aquela aquecida no coração. Chega logo 10 de abril!