Final Fantasy XIV: Guia – Pandaemonium Asphodelos: The Third Circle

Vamos para mais um dos nossos guias de Final Fantasy XIV com Pandaemonium, as Normal Raids de Endwalker. O foco neste guia é repassar mecânicas das lutas, não iremos abordar a história do arco. É hora da terceira luta do primeiro bloco de raids, Pandaemonium Asphodelos: The Thrid Circle.

Phoinix

A luta contra Phoinix demanda bastante movimentação da raid pois há muitos golpes em área. Das quatro lutas da primeira fase essa é a que mais exige atenção dos tanques. O tankbuster é duplo e cada um deve se separar para não acumular dano. Também haverá uma fase com criaturas adicionais que devem ser posicionadas corretamente. Para os healers não existe nenhuma mecânica especial, apenas concentrar nas curas e mitigações.

  • Experimental Fireplume: Esse golpe tem duas variações e só é possível saber qual será usada pela animação do boss.
    • Tipo 1: O chefe irá invocar uma bola de fogo gigante que vai atingir o centro da arena. Corra para as bordas assim que ela aparecer na tela.
    • Tipo 2: O chefe irá invocar um conjunto de bolas de fogo menores. Elas vão atingir a borda da arena em forma sequencial quatro vezes e depois o centro. A raid deve correr para o meio da arena e observar onde irão cair os primeiros ataques (sempre são de dois em dois). Assim que a primeira bola de fogo cair, todos correm para o local correspondente.
  • Scorched Exaltation: Dano em toda a raid.
  • Heat of Condemnation: Os dois tanques irão receber um tankbuster single-target. Ambos devem se afastar entre si, pois o golpe pega uma pequena área. Use mitigações para reduzir o dano.
  • Right/Left Cinderwing: O chefe irá atacar com suas asas tudo que estiver a sua direita ou esquerda. Se posicione no lado seguro para evitar dano.
  • Darkened Fire: O frangão irá invocar quatro Darkened Fires na parte central da arena.
    • Na sequência quatro jogadores aleatórios serão marcados, com números de 1 a 4. De fato a numeração pouco importa, o fundamental é que cada um fique próximo a uma das chamas, e somente uma.
    • No passo seguinte, Phoinix irá atacar esses quatro players na ordem. A ideia é que cada ataque atinja uma Darkened Fire, que será consumida no processo. Se alguma das chamas não for destruída, ela irá causar um dano pesado em toda a raid.
    • Durante essa mecânica quem não for marcado deve se afastar do meio para evitar dano desnecessário.
O jogador não precisa ficar colado na Darknened Fire, mas ela precisa estar dentro do círculo de dano.

Após essa série de ataques, o chefe irá sair da arena e se posicionar em algum ponto fora de alcance, para uma rasante que irá dar dano e knockback em toda a faixa na sua frente. Corra para as laterais. Feito isso, o boss irá voltar para o centro da arena e ficará invulnerável. Assim começa a fase dois.

  • Blazing Rain: Dano contínuo em toda a plataforma.
  • Sunbird: Dois Sunbirds irão aparecer nas pontas Norte e Sul da arena. Cada tanque deve pegar um deles e deixá-los o mais distante possível. Quando ambos forem mortos, mais dois surgirão em Leste e Oeste. Novamente cada tanque pega um e os mantêm afastados. Note que cada pássaro tem um círculo verde em volta de si. A ideia é que essas regiões não se sobreponham. Durante essa fase um medidor aparece na tela. Os quatro Sunbirds devem ser mortos antes que ele chegue a 100 pontos.
    • Fore/Rear Carve: Os Sunbirds possuem um ataque em cone que pode pegar tanto na frente como atrás.
  • Flames of Undeath: Assim que o último Sunbird morrer, o chefe irá lançar um dano em área.
  • Dead Rebirth: Acontece após Flames of Undeath, se o marcador chegar em 100 pontos é aqui que o chefe mata a raid. Caso contrário, independente do número, espere dano pesado. Hora de usar mitigações e curas.
Os sunbirds devem ficar nessa disposição ao termino da fase

Passado por isso, chegamos na terceira e última fase de Phoinix. Note que nessa etapa o auto ataque do chefe também passa a atingir o Off-Tank. Agora as coisas ficam mais interessantes. Além de todos os golpes da primeira fase, o chefe terá os seguintes movimentos:

  • Fledgling Flight: O frangão, posicionado no centro, irá aplicar quatro golpes em formato de cone, que irão pegar a arena toda. A raid deve se posicionar na região do último ataque, esperar a primeira explosão e se movimentar para a área segura. Cuidado com as áreas sobrepostas.

  • Experimental Charplume: Todos os membros do grupo serão marcados para receber um dano em área. A raid deve se separar para que ninguém tome dano acumulado. Acontece a primeira vez após a primeira ocorrência de Fledgling Flight e depois se repete de forma aleatória.
    • Esse golpe pode ser combinado quando Phoinix dá seu ataque de rasante. Quando ele fizer isso, irá marcar seis pessoas, o ideal é quatro membros da raid para cada lado, assim as pessoas marcadas tem espaço para se posicionar.
  • Devouring Brand: quatro poças de fogo irão surgir nos pontos cardeais. Depois de alguns segundos elas vão se juntar, formando uma cruz. Nesse instante, ela irá expandir lateralmente, aumentando a área de risco.
  • Searing Breeze: Irá criar um círculo embaixo dos jogadores, que irá explodir depois de alguns segundos. Esse golpe pode acontecer enquanto Phoinix resolve Devouring Brand, o que limita o espaço para escapar.
A segunda área aumenta muito rápido

Com atenção e posicionamento corretos, o caminho para a vitória chegará. E assim falta somente mais uma raid para fechar essa sessão.



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV