Dez games para jogar com o “mozão” nesse dia dos namorados

Dia 12 de junho chegamos a mais um dia dos namorados. Embora uma galera já pense logo nos presentes o que vale mesmo é passar um tempo junto, ainda mais nessas épocas de crise. Se você ainda não resolveu o que fazer para agradar o “mozão”, talvez seja uma boa oportunidade para jogar alguma coisa a dois. Ou se você já faz isso, trago aqui outras opções bem divertidas para passar um tempo com a sua cara metade. Tentei pegar coisas que talvez não sejam tão óbvias, e jogos que podem não estar tão em alta atualmente, mas garanto que são todos ótimos títulos. E se você está no “single player” esse ano, relaxa. Ainda dá para chamar a galera pra jogar e se divertir, que é o que conta no final.

Trine 2

Plataformas: PlayStation 3, PC, Xbox 360, WiiU, PlayStation 4

Lançamento: 7/12/2011

Caso não conheça a série, Trine traz um conceito de jogabilidade que ficou famoso com The Lost Vikings. O jogador controla três personagens, cada um com características próprias, e só pode usar um por vez. A diferença aqui é que os três protagonistas dividem o mesmo corpo. Ou a mesma existência. Ou algo assim.

Os destaques da série são seus gráficos extremamente detalhados e suas mecânicas de física, que dão liberdade para o jogador buscar alternativas para resolver puzzles e derrotar inimigos.

A campanha toda pode ser jogada no modo multiplayer com cada jogador controlando um personagem, o que pede trabalho em equipe. É bem divertido criar soluções não muito convencionais para subir um morro, por exemplo. Isso vale para qualquer um dos três jogos, lançados em 2008, 2011 e 2015. Particularmente recomendo Trine 2, mas é questão de gosto.

Sanctum

Plataformas: PC

Lançamento: 15/04/2011

Sanctum é um jogo que mistura dois estilos diferentes: tower defense e tiro em primeira pessoa. Cada mapa é como um tabuleiro vazio, cabendo aos jogadores montarem a rota que os inimigos irão percorrer até chegar ao núcleo. Após construir as estruturas que acharem adequadas começa a fase de ação, com tirinho pra todo lado. É um jogo que envolve planejamento e estratégia para evitar que sua base seja invadida por monstros. E é como dizem, duas cabeças pensando se defendem melhor do que uma. Ou alguma coisa assim.

Company of Heroes

Plataformas: PC

Lançamento: 14/09/2006

Dizem que no amor e na guerra vale tudo. E quando levamos o amor para a guerra, o que acontece? Se for em Company of Heroes, vai na minha que dá bom. Desenvolvido em 2006 pela Relic Entertainment, o game ganhou duas expansões em 2007 e 2009, e uma continuação em 2013. É um RTS mais cadenciado e que, até hoje, é considerado um dos melhores do gênero.

Esqueça a construção de “peões” para recolher recursos. Você ganha suprimentos conforme conquista pedaços do território. Outro diferencial é que algumas unidades não são constituídas por apenas um soldado, mas por grupos. Por exemplo uma infantaria básica é formada por seis soldados, um morteiro, por dois, e uma anti-tanque por três. As árvores de talento permitem que você opte em focar suas forças em bombardeios, tropas terrestres ou tanques e outros veículos.

Jogando em equipe você pode dividir com seu mozão as funções do campo de batalha, formando uma aliança perfeita. Oras, se vocês conseguem vencer uma guerra juntos, o que mais podem querer?

World of Warcraft

Plataformas: PC

Lançamento: 23/09/2004 (última expansão: 30/08/2016)

Jogos MMO em geral são bem populares quando o assunto são títulos para se jogar com a namorada/namorado/crush/rolo/etc. Como eu tinha que escolher um, peguei logo o maior de todos. World of Warcraft com seus mais de 10 anos, ainda tem muitas possibilidades para oferecer. A começar pelo processo de chegar ao nível máximo, atualmente 110. A diversidade de mapas e tramas que se passam ao longo dessa jornada é vasta e com certeza vocês próprios terão suas próprias boas histórias para contar.

Tudo bem, aquelas infames missões de “mate 20 fantasmas” ou “colete 10 melões” ainda estão lá, mas em dupla, fica bem mais fácil de fazer. E com o mundo imenso que é o de WoW, você sempre pode largar tudo e procurar outra coisa pra fazer em Azeroth. Ao longo do progresso, lugares ainda mais interessantes são liberados, como Terralém, Nortúndria e Pandária. Pode levar sua companhia pra dar uns rolês em Icecrown Citadel que é sucesso!

Se o jogo da Blizzard não for sua praia, ainda há outras opções muito boas no mercado, que se adéquam a todos os gostos. Particularmente eu posso sugerir Final Fantasy XIV: A Realm Reborn.

Rocket League

Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One

Lançamento: 07/06/2004 (última expansão: 30/08/2015)

Tem gente que não gosta de carros, outros tantos não gostam de futebol. Mas duvido que exista alguma pessoa que não esboce pelo menos um sorrisinho jogando Rocket League, um dos jogos mais legais para se jogar em coop dessa geração. E isso acontece porque, mesmo que você jogue mal você ainda se diverte.

De tempos em tempos a desenvolvedora lança novos modos de jogo, gratuitos para todos os usuários, dando sempre um ar fresco para as partidas. Mas mesmo no modo tradicional, montar uma dupla de ataque com seu amor e (tentar) fazer altas jogadas impossíveis é impagável.

Sonic & All Star Racing Transformed

Plataformas: PC, PlayStation 3, Xbox 360, PS Vita, Nintendo 3DS, Wii U, iOS, Android

Lançamento: 16/11/2012

A maioria dos jogos dessa lista trouxe experiências multiplayer cooperativas (embora alguns tenham modalidades competitivas também). Mas todo relacionamento que se preze tem que ter algo para movimentar as coisas. E se tem um título que irá testar seus sentimentos é Sonic & All Star Racing Transformed, segundo jogo de “kart” do Sonic e que, na minha opinião, é o melhor jogo de corrida com mascotes já feito.

O game traz a fórmula básica do gênero, tendo como principal atrativo as variações de veículos ao longo da mesma corrida. Cada partida é imprevisível e, por isso mesmo, muito divertida. Talvez aquele drone explosivo que você lançou na última corrida venha a tona em uma discussão futura, mas relaxa, vocês superam isso.

GTA V

Plataformas: PC, PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation 4, Xbox One

Lançamento: 17/09/2013

A expressão “parceiros no crime” te diz alguma coisa? Fale a verdade, nada mais romântico do que sair por ai com seu amor assaltando uns bancos, tumultuando vias públicas e dando trabalho para a polícia. É uma vida que pode acabar mal? Com certeza, mas só se vive uma vez, não é verdade?

Apesar de ser um jogo de 2013, GTA V ainda recebe atualizações constantes nas plataformas atuais, recebendo os mais diversos conteúdos. Mas acima disso, a liberdade que o game te dá para fazer praticamente de tudo é de encantar. Desde pegar um avião e fazer um pouso forçado na maior avenida da cidade até um grande esquema para assaltar um cofre de uma fábrica fortemente guardada quase não há restrições.

Magicka

Plataformas: PC, Xbox 360, Android, iOS

Lançamento: 25/01/2011

Se você procura algo extremo na sua relação, apresento Magicka. O jogo dos magos altamente destrutivos tem um fator diversão altíssimo, especialmente quando as coisas saem do controle. Isso sem mencionar o tom humorístico do jogo, com piadas a todo momento.

O grande lance da mecânica do jogo é a combinação de elementos para criar as mais variadas magias. Assim, você pode criar uma chuva de meteoros de fogo, ou um bloqueio feito por pedras para evitar o inimigo. A questão é que não são raros os momentos onde a tela está cheia de inimigos e você tem que fazer algo rápido. Eventualmente esse algo rápido pode ser lançar um raio de cura no inimigo ou então explodir seu amor em mil pedaços. Se isso acontecer, e vai acontecer, pode esperar que vai ter troco. Mas o amor supera tudo isso, certo?

Portal 2

Plataformas: PC, PlayStation 3, Xbox 360

Lançamento: 18/04/2011

A campanha single player de Portal 2 é magnífica, com uma narrativa muito bem contada e puzzles desafiadores. Só que o jogo é bem mais do que isso. O modo multiplayer traz um modo cooperativo para dois jogadores, onde cada um atua como um os robôs, Atlas e P-Body.

Você e a pessoa amada terão que testar a coordenação em equipe para conseguirem avançar pelas salas de teste e chegar ao final. Ao mesmo tempo a possibilidade de abrir um portal fora de hora e fazer o mozão voar longe sempre está presente. Pela ciência, claro.  A versão para computadores conta com o Steam Workshop, possibilitando pegar mapas extras criados pela comunidade, dando uma longevidade enorme ao título.

Left 4 Dead 2

Plataformas: PC, Xbox 360

Lançamento: 17/11/2009

Amor de verdade supera tudo, até mesmo um apocalipse zumbi. É o que vocês podem provar com alguma seções de Left 4 Dead 2. Esse é um jogo onde o trabalho coordenado é fundamental para não acabar virando estatística. Assim como Portal 2, existem uma infinidade de mapas e campanhas criadas pela comunidade, acessíveis pelo Workshop na versão de PC. Se você e seu amor gostam de sair por ai metendo bala na zumbizada, não tem jogo melhor.



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV