Capcom sofre ataque virtual e vazamento expõe milhares de dados

A semana não começou nada boa para o pessoal da Capcom. Após sofrer um ataque virtual em seus servidores, a empresa teve algo em torno de 1TB de dados roubados, o que é coisa para caramba. Entre o que foi potencialmente roubado estão informações de funcionários, clientes e acionistas, documentos relativos a números de vendas, relatórios de desempenho e diversos outros documentos.

A empresa japonesa afirmou ter sido vítima de um ataque de ramsomware no dia 02 de novembro. Na ocasião a Capcom não detalhou exatamente o que havia sido acessado pelo grupo criminoso. Já no comunicado de hoje eles garantiram que dados de cartão de crédito não foram vazados pois são tratados por empresas terceiras. Da mesma forma os serviços on-line dos jogos não foram comprometidos.

Investigações ainda estão em curso mas até o momento a lista completa de informações vazadas, informada no site oficial da Capcom, é a seguinte:

1. Informações comprometidas (furtadas)

i. Informações pessoais:

  • Informações pessoais de antigos empregados (Nome & assinatura: 2 items; nome & endereço: 1 item; informações de passaporte: 2 itens)
  • Informações pessoais de empregados: 4 itens (Nome & RH: 3 items; Nome & assinatura: 1 item)

ii. Outras Informações

  • Relatórios de Vendas
  • Informações Financeiras

2. Informações potencialmente comprometidas

i. Informações pessoais (clientes parceiros comerciais, etc.): máximo de aproximadamente:. 350,000 itens

  • Japão: Informações do serviço de atendimento ao cliente (aprox. 134,000 itens) – Nomes, endereços, números de telefone, endereços de e-mail
  • América do Norte: Informações de membros da Capcom Store (aprox.. 14,000 itens) – Nomes, datas de aniversário e endereços de e-mail
  • América do Norte: Membros do site de operações de e-sports (aprox. 4,000 itens) – Nomes, endereços de e-mail e informações de gênero.
  • Lista de acionistas (aprox. 40,000 itens) – Nomes, endereços, números de acionistas e quantidade de ações
  • Antigos funcionários (incluindo familiares) (aprox. 28,000 pessoas) – Nomes, datas de aniversário, endereços, números de telefone, fotos, endereços de e-mail, etc
  • Informações de candidatos (aprox. 125,000 pessoas) -Nomes, datas de aniversário, endereços, números de telefone, fotos, endereços de e-mail, etc

ii. Informações Pessoais (empregados e grupos associados)

  • Informações de Recursos Humanos (aprox. 14,000 pessoas)

iii. Informações corporativas confidenciais

  • Informações de vendas, parcerias de negócios, documentos de vendas, documentos de desenvolvimento, etc.

Como dá para notar, o estrago foi gigante. No press release a Capcom salienta que o número exato de informações obtidas não pode ser definido, pois alguns logs foram perdidos durante o ataque, mas que os números dados são o teto de itens que, de alguma forma, foram afetados. A empresa também recomenda a seus funcionários e ex-funcionários cuidado especialmente com pacotes suspeitos que possam receber, dado que muitos endereços foram vazados. O negócio é muito mais sério do que somente data de jogo vazada.

Lançamentos

Ainda assim, é fato que o que acaba fazendo mais barulho pelas redes sociais são os dados de futuros projetos da empresa. Antes de começar vale notar que, embora as informações pareçam de fato verídicas, os documentos podem não ser as versões mais atualizadas, da mesma forma que a Capcom pode alterar o planejado por quaisquer motivos – incluindo esse vazamento.

Dito isso o grande nome desse episódio é Resident Evil Village. Os documentos vazados dão conta que o jogo chega em abril de 2021. Além de algumas informações de pré-venda, os arquivos dão conta que o game será lançado também para PS4 e com novas opções de dublagem, incluindo o português brasileiro. Ainda sobre a franquia, uma versão de Resident Evil 4 para Oculus VR também deve chegar ao mercado em abril.

Outros títulos mencionados nos vazamentos iniciais são: Monster Hunter Rise e Monster Hunter Stories 2, antes exclusivos do Switch, sendo lançados no PC e uma coletânea dos jogos Ace Attorney para PS4 e Switch. Há também menções a dois projetos novos: “Shield”: um provável shooter multiplayer e um novo game para Switch com o codinome Guillotine.

Os documentos também indicam os valores que a Sony pagou pela exclusividade do demo de RE7 (US$5 mi)  e quanto o Google investiu para ter RE 7 e RE8 no Stadia (U$ 10 mi).

Pelo tamanho do roubo de dados, é extremamente provável que muita coisa relacionada às franquias da Capcom apareça nos próximos dias ou semanas. A repercussão que todo esse episodio vai tomar, vamos ver no desenrolar do tempo. E lembre-se, mais importante que a data do seu joguinho ter saído antes da hora, milhares de pessoas tiveram seus dados pessoais expostos, sem fazer ideia de quem pode ter acesso a eles e o que pode fazer com isso.



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV

One thought on “Capcom sofre ataque virtual e vazamento expõe milhares de dados

Fechado para comentários.