Jogador de Final Fantasy XIV é banido ao usar add-on em live
O atualização mais recente de Final Fantasy XIV, o patch 6.11, trouxe o até o momento mais difícil desafio do jogo o Dragonsong’s Reprise (Ultimate), uma série de lutas que exigem bastante dos jogadores. Alguns grupos já conseguiram superar essa Duty mas além das discussões sobre o confronto em si, um assunto que voltou a pauta foi o uso de “Third Party Tools”, os populares add-ons.
Essas ferramentas tem funções diversas que vão desde traduzir caixas de diálogo para outros idiomas, alterar propriedades gráficas até inserir novos recursos de interface. Nesse último grupo se incluem contadores diferentes, avisos de ataques. E é esse grupo que vem causando mais discussão por ai.
Oficialmente qualquer ferramenta externa é contra os termos de uso de Final Fantasy XIV. O diretor do Naoki Yoshida (Yoshi-P), em comunicado publicado essa semana, falou sobre isso, reafirmando que o uso delas é proibido. Ele entende que nem todas são ofensivas, mas não há como separar add-ons, por isso a regra sempre foi barrar qualquer uma. Ao mesmo tempo, admite que é impossível rastrear todo os programas usados nos PCs de cada jogador.
Por esse motivo, a empresa procura não acirrar de mais a competição pelo World First desses desafios, para não estimular o uso de ferramentas adicionais, que possam deixar a competição desigual. Vale lembrar que jogadores de PlayStation naturalmente não conseguem usar tais recursos.
No que se refere a melhorias de interface, o diretor afirmou que a equipe vai estudar essas ferramentas pois entende que jogadores as usam por achar que, de maneira geral, as informações necessárias não são exibidas apropriadamente. O time deve avaliar essa alterações para no futuro implementá-las no game, de forma que todas as pessoas tenham acesso a elas. Isso vai levar tempo, mas é algo que eles querem fazer.
Dito tudo isso, a aplicação da lei foi vista na prática quase que no mesmo dia. O streamer BagelGooseFF estava fazendo uma live usando um add-on de interface durante uma progressão de Dragonsong Eis que no meio da luta ele é teleportado para uma cela por um GM e informado de sua punição de 10 dias pelo uso de ferramentas terceiras com o jogo.
As discussões com o uso de add-ons com certeza ainda vão durar mais um tanto, até pela diversidade de funções dessas ferramentas. Vamos ver como isso de desenrola daqui para a frente.