Soulspell e seus covers maravilhosos!
Essa semana o Soulspell, a Metal Opera nacional capitaneada pelo baterista Heleno Vale soltou um novo cover de uma sequencia de homenagens que eles vêm publicando com suas versões de alguns clássicos. Eu pensei em escrever uma nota aqui pro site dessa novidade, mas pensei melhor. E maior! E ai resolvi juntar mais algumas canções para um post mais parrudo!
A música que motivou essa publicação é Wolf and Raven, tributo ao som do Sonata Arctica de 2001, presente no álbum Silence. O que me deixa mais impressionado não só nesse cover mas como nos outros é a potencia que o Soulspell coloca nessas empreitadas. É uma energia que me faz pensar que eles conseguiram até mesmo superar o material original. Vale aqui citar a formação que gravou o play: Daísa Munhoz (Vocal), Victor Emeka (Vocal), Kleber Ramalho (Vocal), Leandro Erba (Guitarra), Sergio Pusep (Guitarra), Daniel Guirado (Baixo), Marcos Medina (Teclado) e Heleno Vale (Bateria). Nas outras músicas há algumas mudanças, a lista de participantes está na descrição dos vídeos.
O lançamento anterior a esse foi Sign of the Cross, tributo de um dos maiores clássicos do Avantasia.
Terceiro da lista e o primeiro dos tributos divulgados em 2020 está essa excelente versão de March of Mephisto, do Kamelot. A combinação de vozes de Raphael Dantas, Fábio Caldeira e Cacau Pinheiro é fora de série.
O tributo mais antigo da lista, divulgado em dezembro de 2018 traz uma bela releitura de Faster, do Within Tempation. Não sou o maior fã da banda original, mas essa aqui ficou muito boa. E não tem como não destacar a participação de Victor Emeka quebrando tudo no refrão.
Fecho essa lista com o meu favorito de todos, Ever Dream. O dueto entre as Daísa Munhoz e Talita Quintano funciona de uma forma quase mágica.
Vale dizer, antes de fechar a nota, que o Soulspell é um projeto muito maior do que uma banda de covers. Eles tem um ótimo material inédito com quatro discos, o último, The Second Big Bang, lançado em 2017. Além de alguns vocalistas citados nessa matéria, o play também traz gente como André Matos, Fabio Lione, Dani Nolden, Ralf Scheepers entre outros.