Presidente da Blizzard deixa cargo na empresa
Hoje, dia 03 de agosto, a Blizzard anunciou a saída de J. Allen Brack, então presidente da companhia. De acordo com comunicado oficial emitido pela empresa, o comando agora será dividido entre Jen Oneal e Mike Ybarra. Jen entrou na Blizzard em janeiro, como lider da Vicarious Studios enquanto Ybarra está desde 2019, após anos trabalhando com o Xbox.
A mudança claramente é mais um impacto do processo sofrido pela empresa incitado pelo California Department of Fair Empoyment and Housing (DFEH), orgão do governo americano que expos uma série de problemas no ambiente de trabalho, apontando que casos de assédio e discriminação eram uma constante na cultura da empresa. Desde então, os funcionários já se manifestaram com uma carta aberta, com mais de 2000 assinaturas, pedido mudanças na gestão além de terem feito greve no último dia 28 de julho.
J. Allen Brack estava na presidência da Blizzard desde 2018. Antes disso era o líder de desenvolvimento de World of Warcraft e estava na empresa desde 2005. Vale notar que o nome de Allen Brack é um dos que aparecem citados no processo da DFEH. De acordo com a investigação ele e toda a gerência tinham conhecimento dos casos de assédio mas não tomaram as medidas necessárias para interromper esse comportamento – sendo um pouco mais claro, o texto aponta que na prática nada foi feito.
Após as denúncias terem se tornado públicas, Allen enviou um e-mail interno para toda a empresa, apontando como inaceitáveis essas condutas e se comprometendo a realizar melhorias nesse sentido. Uma mensagem diferente do comunidade oficial da empresa para a imprensa, que dizia que as denúncias não representavam o que de fato era a a empresa.