Microsoft, Nintendo e Sony se unem em compromisso por segurança nos games
As três grandes do mercado de games, Microsoft, Nintendo e Sony resolveram se juntar para um compromisso bastante sério: tornar o ato de jogar algo mais seguro. Em um post publicado no Xbox Wire, canal oficial da plataforma e assinado por Dave McCarthy, vice-presidente corporativo de operações do Xbox, o texto traz uma série de medidas que passarão a ser tomadas em conjunto visando criar um ambiente mais saudável, especialmente para menores de idade e contra casos de toxicidade, que envolvem discursos de ódio, preconceito, bullying entre outros.
“Nós acreditamos que jogar é para todas as pessoas de todas as idades, incluindo os mais jovens e mais vulneráveis. A tecnologia faz com que novas formas de entretenimento sejam possíveis, e queremos garantir que essas experiências – especialmente envolvendo interações com outros – sejam positivas e respeitosas. Todos os jogadores merecem ter uma fantástica experiência social enquanto jogam em termos de que respeito e segurança sejam mútuos.” fala McCarthy.
Ele continua dizendo que o Xbox está alinhado tanto com Nintendo quanto PlayStation no pensamento de que proteger os jogadores online envolve uma aproximação multidisciplinar, que combine os benefícios da tecnologia, uma comunidade apoiadora e uma visão humana apurada. O executivo enfatiza que é possível fazer mais quando todos trabalham no mesmo objetivo e esse é um trabalho que visa a proteção de todos os jogadores, especialmente os mais vulneráveis.
O compromisso das empresas será pautado em três pilares:
- Prevenção: Empoderar jogadores e pais para entender e controlar as experiências de jogo.
- Parceria: Parceria entre membros da indústria, agências reguladoras, representantes da lei e as comunidades para avançar com a segurança de usuário.
- Responsabilidade: Cada empresa se compromete a tornar suas plataformas o lugar mais seguro possível para todos os jogadores.
Dentro dessas tópicos estão ações como garantir que pais entendam da forma correta como usar o controle parental, garantir sistemas de denúncia de comportamento inadequando eficazes e de fácil acesso, e tornar as regras de uso mais claras para os jogadores.
Destaco aqui dois trechos:
“Acreditamos que ódio e abuso ou exploração de jovens jogadores não tem lugar nos games. Nos unimos com nossa comunidade para promover um comportamento mais seguro e encorajar o uso de ferramentar de denúncia contra más atitudes.”
“Nos comprometemos com todas as as leis locais e responderemos a todas as solicitações legais das autoridades policiais. Notificaremos imediatamente a aplicação da lei se observarmos uma conduta ilegal ou quando acreditarmos que um jogador está em risco de dano iminente.”
Em tempos como os de hoje, uma atitude desse porte é mais do que bem-vinda, é necessária. Enquanto de um lado há ótimos exemplos de interações e comunidades de sucesso entre jogadores, também não são raros casos de toxicidade, abuso e comportamento não aquedado. Contudo apesar da boa iniciativa, o comunicado não fala de nenhuma ação pontual que as empresas tomarão daqui para frente, então vale a nossa atenção em observar isso.