Final Fantasy XVI – Analisando detalhes do trailer Dominance
Ainda estamos nos recuperando do mais recente trailer de Final Fantasy XVI. Focando bastante no combate entre Eikons, o vídeo nos trouxe mais alguns detalhes da história e da gameplay. Mas um olhar mais atento nos permite tirar mais algumas informações interessantes.
Para tanto eu separei algumas imagens tiradas diretamente dos dois trailer já lançados. Se quiser ver as imagens em tamanho maior, clique nelas com o botão direito e abra em uma nova aba.
Hugo e Benedikta estavam no primeiro trailer
Dois novos personagens que foram nomeados no segundo trailer já haviam sido mostrados no vídeo de revelação do jogo nos primeiros segundos do vídeo. Isso é bom pois mostra que o projeto está de fato seguindo uma linha coesa em sua construção. As imagens abaixo são do primeiro trailer, Awakening, divulgado em setembro de 2020. Será que mais algum personagem importante para a trama já apareceu e não sabemos?
Interface de Batalha
No trailer tivemos uma boa amostra das interfaces de batalha. No plural mesmo, porque ela muda em diferentes contextos. A primeira delas é em uma luta contra o Imperial Lancer, que parece ser um combate contra um chefe, ou ao menos um adversário importante. Primeira coisa a se notar são as barras de HP, que parecem com a de jogos de luta. Acima da barra do Clive temos alguns “Perks”, que talvez indiquem bônus de ataque, movimentação entre outras coisas. Por fim, já notamos que ele tem disponível pelo menos dois poderes de Eikon, Phoenix e Garuda.
Vamos para outro momento, no qual Clive está em combate contra inimigos normais. Nessa primeira cena Clive não tem nenhum poder extra (e é a única na qual seu nome aparece na tela). Podemos ver na parte inferior atalhos para itens consumíveis e os comandos de ataque na parte direita da tela. Atenção nesse menu!
Ao ativar o Phoenix Shift, os comandos de Ataque e Fire são substituídos por duas outras ações, próprias do Eikon. No vídeo é possível ver uma asa de fogo aparecendo junto com os golpes.
O trailer passa para outro cenário, provavelmente em um ponto mais avançado do jogo. Digo isso pela diferença de level do protagonista, de 13 para 33. Note que agora ele tem o poder da Garuda e Titan disponível e uma segunda barra dividida em três fragmentos. Visualmente ela é IDÊNTICA a barra de Limit Break de Final Fantasy XIV. Vale mencionar que Clive pode alternar o poder ativo durante os combos, tal como Devil May Cry, o que não é coincidência.
Mais uma tela de luta, dessa vez Clive está portando Odin, Shiva e Ramuh. O interessante aqui é Final Fantasy XVI traz novamente a mecânica do Stagger, vista pela primeira vez em Final Fantasy XIII e retornou em FF 7 Remake.
E para fechar, mais uma luta contra um inimigo diferenciado. Note que embaixo da barra de HP do Coeurl há um segundo indicador. Stagger talvez?
Luta entre Eikons
A participação dos Eikons, além de visualmente incríveis, deve ter algumas particularidade próprias. Separei duas imagens para comentar. A primeira é da Shiva, usando seu Diamond Dust. Porém o nome do inimigo na tela é o Liquid Flame, que é o alvo da Eikon de Gelo na sequência da ação. Será que o uso da Summons poderão ser de mais de uma forma? Percebam que a barra de Clive é a igual dos combates normais.
Em outro momento, peguei uma captura de Ifrit contra a Garuda. Essa interface aparece em outros embates entre Eikons ao londo do trailer. Note que aqui não tem barra de Limit Break, nem os ícones de outras criaturas.
Melhorias Gráficas
Os dois trailer tem algumas cenas que se repetem ao longo da ação. Porém elas não foram simplesmente copiadas, podemos ver o trabalho de melhorias gráficas feitas ao longo desses dois anos. Para título de comparação, peguei duas imagens da Shiva.
Agora a Shiva do segundo trailer.
E no fim…
A última cena do trailer nos coloca o combate de dois Eikons de Fogo. Um provavelmente é Clive, mas quem seria o outro?
Final Fantasy XVI é exclusivo de PlayStation 5 e está previsto para chegar no meio de 2023.