Final Fantasy XIV: Guia – Pandaemonium Asphodelos: The Second Circle

Vamos para mais um dos nossos guias de Final Fantasy XIV com Pandaemonium, as Normal Raids de Endwalker. O foco neste guia é repassar mecânicas das lutas, não iremos abordar a história do arco. É hora da terceira luta do primeiro bloco de raids, Pandaemonium Asphodelos: The Second Circle.

Hippokampos

A luta contra Hippokampos pode ser meio complicada, especialmente para casters. Muito golpes envolvem movimentação pela arena, que em determinados momentos fica reduzida, É fácil duas pessoas acumularem AoEs e sofrerem danos fatais. Não há necessidade de troca entre os tanques mas o chefe aplica um tankbuster compartilhado. Healers devem ficar atentos a possíveis danos encavalados. Jogadores que pisem na água ganham um debuff de dano por segundo.

  • Murky Depths: Dano em toda a raid.
  • Doubled Impact: Tankbuster dividido, sempre vai marcar o Main Tank. O Off-Tank deve se juntar a ele e ambos usam mitigações para diminuir o dano.
  • Spoken Cataract: Nesse golpe Hippokampos irá realizar um ataque dois em um. A cabeça, marcada pelo círculo vermelho, irá atingir a metade da arena para qual está apontando. Já o corpo, marcado pelo circulo amarelo, irá atingir uma faixa centra da arena de acordo com a direção da seta. O lugar seguro SEMPRE será nas bordas atrás do circulo vermelho.
Veja a direção das setas e a área de efeito
  • Sewage Deluge: Golpe de dano massivo na raid. Boa hora para uso de Faint ou Addle. Esse ataque irá ativar a próxima fase da luta.

Repare que agora a arena vai ficar extremamente reduzida. Pisar em qualquer parte com água irá aplicar Dropsy, que dá dano por segundo.

  • Tainted Flood: seis jogadores serão marcados para receber dano em área. É preciso se movimentar para ninguém se sobrepor e receber dois golpes juntos.
  • Predatory Sight: Todos os jogadores serão marcados e deverão ficar próximos uns dos outros. Não importa se em pares ou todos juntos, todos devem estar perto de alguém para evitar dano.
  • Shockwave: o chefe irá se virar para uma plataforma, pular nela e empurrar todo mundo. O pulo em si não dá dano, mas um descuido pode te jogar na água, o que vai custar muito do seu HP – ou te jogar na borda, o que é morte instantânea. Se posicione de forma que o empurrão te mantenha na área seca. As ações anti-knockback Arm’s Leght e Surecast funcionam e pessoalmente até recomendo. Esse golpe vai “secar” a arena.
Marcações de Predatory Sight

Passando essa etapa, Hippokampos vai trazer alguns golpes novos:

  • Dissociation: A cabeça do chefe vai sumir e aparecer fora da arena. Ela vai dar uma rasante e aplicar dano em metade do espaço. Ela SEMPRE sai da face norte do mapa. Olha de onde ele vem e vá para o outro lado.
  • Coherence: Um dos tanques será marcado com um marcador de knock-back. Ele deve se afastar o máximo possível do resto da raid e é aconselhável usar mitigação, pois o dano é considerável. Enquanto isso, outro jogador será marcado para um ataque de stack. Os outros players devem se juntar a ele para dividir dano.

Após o Coherence, teremos mais um Murky Depths e um Sewage Deluge. O chefe vai repetir os ataques das duas fases anteriores, mas com uma nova adição:

  • Sewage Eruption: Um AoE irá aparecer embaixo de quatro jogadores aleatórios, por três vezes seguidas. Em um grupo fechado o ideal seria todos os jogadores se juntarem e correrem na mesma direção, para provocar as marcas no mesmo lugar. No Duty Finder, tente achar um espaço seguro e que não comprometa seus companheiros. O lag pode te pregar uma peça, avalie se é melhor andar e esperar a poça seguinte ou sair correndo de uma vez.
Showckwave combinado com Dissociation

Eventualmente Hippokampos vai usar novamente Shockwave e limpar a arena. Nessa volta, Sewage Eruption também será usado em conjunto com Dissociation (lembre-se que metade da arena estará comprometida). De resto entramos no looping no qual o chefe repete os padrões até o fim da luta.



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV