Final Fantasy XIV: Guia – Pandaemonium Asphodelos: The First Circle
Já temos uma série de guias aqui no site sobre Final Fantasy XIV, mas agora vamos começar em outra categoria, com artigos sobre raids, trials e outros desafios. Para começar vamos publicar guias das quatro raids de Pandaemonium Asphodelos, as Normal Raids de Endwalker. O foco neste guia é repassar mecânicas das lutas, não iremos abordar a história do arco. Esse guia será da primeira luta do primeiro bloco, Pandaemonium Asphodelos: The First Circle.
Erichthonios
A luta contra Erichthonios é bem direta e não requer muito quanto a movimentação. O tanque principal deve segurá-lo de costas para a raid, de preferencia o mantendo no meio da arena. Não há necessidade de troca entre tanques, nem tankbusters compartilhados, o que facilita as coisas. Para os healers, as transições de fase são as mais problemáticas, pois os danos em área são pesados. É preciso ter escudos e mitigações prontos para essas etapas.
No começo o boss irá usar os seguintes ataques:
- Gaoler’s Flail: o boss irá começar a girar uma de suas correntes, na esquerda ou direita. Tudo que estiver no lado que ele realizar o ataque será atingido. Por isso é importante segurar o chefe no meio da arena. Para DPSs e Healers, evitem ficar nas extremidades para ter tempo de mudar de lado quando necessário.
- Warder’s Wrath: Dando de Area (AoE) em toda a raid.
- Pitiless Flail: O boss irá marcar um jogador aleatório, que deve ficar o mais próximo possível do chefe. O restante da raid se afasta da faixa de dano. O alvo, além do dano, será jogado para trás. Logo após esse ataque, a mesma pessoa será marcada novamente, agora para um stack de raid. Todos devem se juntar para dividir o dano recebido.
- Heavy Hand: Tankbuster single target.
Após essa primeira sequência, Erichthonios irá usar Intemperance. A arena será dividida em quatro partes, cada uma com três blocos variados entre Gelo e Fogo. Cada jogador irá receber um debuff baseado no elemento e deverá ficar na área contrária. Se for marcado com debuff laranja, fica no campo azul e vice versa.
Essa mecânica acontecerá 3 vezes, com o chefe usando a habilidade Intemperate Torment, que explodirá os cristais sempre de baixo para cima. É preciso ficar se posicionar de acordo com a combinação de cores. Tomar uma explosão da mesma cor resultará em grande quantidade de dano. Ficar na região intermediária é morte na certa.
Finalizada essa rodada Erichthonios irá mudar a arena. A transição virá acompanhada de dano de raid pesado, então é boa hora para mitigações.
- Shining Cells: É o golpe que irá mudar a configuração da arena, vem junto de dano em área massivo.
- Aetherchain: Orbes brancos ou vermelhos irão aparecer ao redor do boss. Isso indicará qual segmento do mapa irá explodir. O objetivo é ficar na cor contrária. Esse golpe não tem uma ordem pré-determinada, é preciso ficar atento na animação.
- Aetherflail: Erichthonios vai combinar Gaoler’s Flail com Aetherchain. Dessa forma, além de atacar todos os blocos da mesma cor, vai atingir uma metade inteira da arena. Os jogadores devem ser posicionar em uma região contrária ao da corrente e de cor diferente do orbe envolvendo o inimigo.
- Pitiless Flail: mesma mecânica da fase 1. O jogador alvo deve ficar atento ao limite da arena nessa fase, que é menor.
- Slam Shut: O chefe irá dar um forte dano na raid inteira e voltará para a arena original. Hora de ativar mitigações e curas. DPSs podem usar Faint ou Addle.
Nesse ponto Erichthonios vai ficar alternando entre Intemperance e Shining Cells. Nas próximas execuções de Intemperance, o chefe irá usar Gaoler’s Flail combinado. Embora ele comece a girar as correntes com certa antecedência, ele só vai resolver esse golpe após a ULTIMA explosão. Então espere o terceiro cristal explodir e só depois se posicione na metade segura da arena.
Sem mais segredos, é só repetir os padrões até vencer a criatura. Sem mecânicas muito complicadas, Erichthonios é um bom começo para pegar o ritmo das próximas raids.