Comemorando 35 anos de Castlevania, Konami vende NFTs da série
Castlevania, uma das séries mais famosas nesse mundo dos jogos, celebrou 35 anos em 2021. Como parte das comemorações a Konami resolveu que seria uma boa ideia criar o “Konami Memorial NFT Collection”, no qual irá vender artes e músicas relacionadas aos jogos da turma do Drácula.
Uma das peças a venda é a versão de Blood Tears de Castlevania 2, que por acaso você pode ouvir no Youtube, sem tirar um centavo do bolso. De acordo com a empresa japonesa, os itens a venda terão bonus desbloqueaveis, que poderão ser liberados e revelados pelos donos das NFTs. Ainda segundo a empresa, a compra desses itens não dá direito ao usuário a qualquer propriedade intelectual das marcas.
Vale notar que pela FAQ disponibilizada no site, podemos pressupor que outras marcas da empresa poderão ter o mesmo tratamento no futuro.
The name of their NFT initiative is called Konami Memorial NFT; I assume this is just the first Konami series to get this kind of treatment
(I think this year will be the 35th anniversary of Metal Gear? lol) pic.twitter.com/Nx2eyCnU20
— Nibel (@Nibellion) January 6, 2022
Para quem não sabe, NFT é a sigla de Non Fungible Token (Token Não Fungível). De forma simples é uma chave associada a um arquivo digital que garante que aquele arquivo é original e único. No caso de um desenho, por exemplo, o autor poderia associar uma NFT a ele e garantir que somente uma pessoa no mundo tenha essa versão, que pode ser comercializada inclusive.
Enquanto na teoria esse sistema possa ser interessante especialmente para produções artísticas, está longe de ser ideal. Como aborda essa matéria do site Tudo Celular, ainda há perigos nesse sistema, como pessoas que pegam obras de terceiros e as vendem como “originais” nos sites que operam com NFT, as vezes com o autor da obra nem desconfiado que seu trabalho está sendo usado.
No mundo dos jogos estão surgindo vários games baseados no NFT que usam esse conceito como um pilar de suas mecânicas, dando origem ao termo “pay-to-earn” (Jogue para ganhar). O site Overloadr fez um ótimo artigo sobre o assunto, que se aprofunda nesse segmento.