Cinco livros para conhecer e entender o mundo dos games
Hoje, dia 23 de abril, é dia do livro! Para não deixar a data passar em branco fiz uma pequena lista com cinco leituras muito interessantes para quem quer conhecer mais os bastidores do universo do games. São livros que falam sobre histórias de empresas, produção de games e também se aprofundam mais nessa cultura, levantando outras discussões.
Procurei trazer a maioria dos livros da lista em português – os quais a oferta sobre o tema é bem menor do que inglês – e dos quais eu já tive algum contato. Ainda assim existe um material bem bacana para investir, especialmente para quem busca se aprofundar e conhecer mais sobre o mundo dos games. Não só como ganhar níveis ou achar itens secretos, mas conhecer quem está por trás deles, e como nosso mundo afeta e é afetado por eles.
E se você que está ai lendo tiver alguma outra recomendação, compartilha com a gente! Dicas de livros sempre são bem vindas!
A Guerra dos Consoles. Sega, Nintendo e a Batalha que Definiu Uma Geração
Um dos maiores embates da indústria dos jogos foi o confronto entre as duas empresas japonesas no final dos anos 80 até meados dos anos 90. E esse livro traz exatamente essa luta, com um foco maior no lado da Sega, a desafiante que tentava destronar a poderosa Nintendo que, nos EUA, detinha mais de 90% do mercado.
Com vários depoimentos de muitos nomes importantes dessa história, o livro pega o período desde o começo dos trabalhos da Sega of America, sob a direção de Tom Kalinkse, seu crescimento estrondoso com o Mega Drive e Sonic até a fase não tão boa após o Saturn. Pelo lado da Nintendo, temos os esforços da companhia para combater essa concorrência incomoda, incluindo a famosa história da parceria com a Sony, para a criação de um periférico do Super Nintendo.
Não interessa o quão fã da Nintendo você é (ou não), Nos Bastidores da Nintendo é um ótimo livro para entender melhor como foi a chegada da empresa no mercado de jogos, dos primeiros dias de arcades, que não foram nada fáceis até o quase monopólio pós-crise da Atari, com o sucesso catapultado por Super Mario e as obras de um tal de Shigeru Miyamoto. O livro então traz toda a evolução da Nintendo ao longo dos anos 90 e 2000, com a empresa se tornando uma das mais icônicas do mundo. O texto cobre até o lançamento do 3DS, o que certamente já é bastante história para contar.
Sangue, suor e pixels: Os dramas, as vitórias e as curiosas histórias por trás dos videogames
Escrito por Jason Schreier, famoso repórter que escreveu por muito tempo no Kotaku e atualmente no Bloomberg, o livro traz em pequenas porções os bastidores da produção de dez games. Da rotina solitária de um único desenvolvedor de Stardew Valley a como foi uma empresa grande como a Obsidian Entertaiment apostar suas fichas no financiamento coletivo – projeto que deu origem a Pillars of Eternity.
Tal como o livro anterior, essa obra também ganha valor ao ter diversos depoimentos de profissionais da indústria – Bioware, Blizzard, Bungie, Naughty Dog, CD Project, entre outras. Todas as histórias são super interessantes e nos permitem conhecer melhor a realidade de estúdios pequenos e grandes. Vale o destaque também para o último capítulo, que é voltado a Star Wars 1313, jogo cancelado que era produzido pela Lucas Arts.
Jane McGonigal é uma game designer americana e talvez você já a conheça de alguma das várias palestras e TEDs que ela já conduziu e que estão disponíveis no Youtube. Suas apresentações geralmente são focadas em como os games refletem aspectos da nossa sociedade e como podemos usá-los para mudar aspectos do mundo real.
“A realidade em jogo” discute exatamente esse ponto e como mecânicas e conceitos usados nos games não precisam se limitar somente ao mundo virtual e talvez possam ser canalizados para outros objetivos.
O vídeo abaixo tem legendas em português pelo Youtube.
Masters of Doom: How Two Guys Created an Empire and Transformed Pop Culture
Seriam Johm Romero e John Carmack os primeiros rockstars da indústria de jogos? Sinceramente eu não sei, mas definitivamente a história de nascimento da Id Software e seus jogos que rapidamente explodiram em popularidade.
O livro adota uma estrutura narrativa de romance, mas é resultado de um belo trabalho de jornalismo com inúmeras entrevistas e relatos de diversas pessoas envolvidas, além de se debruçar pelo relacionamento de Romero e Carmack, da parceira inicial até as brigas que levaram a seguirem caminhos diferentes.