Análise: Who Pressed Mute on Uncle Marcus?

Quem nunca teve brigas de família? Faz parte da experiência, eu diria. Mas as vezes as coisas podem escalar um pouco além do padrão. E é isso que acontece em Who Pressed Mute on Uncle Marcus?, jogo da Wales Interactive e que nos traz uma boa experiência de investigação e confusões com parentes. O game está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S|X, Switch, Steam, Android e iOS.

Como talvez já tenham percebido o jogo é inteiro em Full Motion Video, nosso querido FMV. Os dois destaques no cast são Tio Marcus, interpretado por Andy Buckley, conhecido por seu papel como David Wallace em “The Office”, e Abigail Hardingham (Nina Forever, The Missing) como a sobrinha Abb. Também fazem parte do elenco Susannah Doyle (Black Mirror, Drop The Dead Donkey, About A Boy), Robbie Kay (Once Upon a Time, Pinocchio), Georgia Small (Five Dates) e Al Weaver (The Complex).

Qual a ideia do game? A mãe de Abby realizada um quiz todo ano em seu aniversário, um evento que deveria servir para unir a família. O ponto é que ninguém ali gosta muito de seus entes e todos estão ali mais para manter a tradição do que qualquer outra coisa.

Mas esse ano algo está diferente. Minutos antes da reunião virtual, tio Marcus te chama no vídeo. Em uma reunião presencial ocorrida dias antes, e que Abb não participou, ele diz que foi envenenado por algum dos parentes que estavam lá. Nossa protagonista precisa ajudá-lo a achar o culpado e descobrir qual foi o veneno, para que Marcus possa tomar o antídoto correto antes que sua vida acabe, em meio das celebrações de aniversário de sua mãe.

Tem um pouco de absurdo nisso tudo? Com certeza, mas vale um pouco de suspensão de descrença e comprar a ideia do game. Isso porque ele se pauta nessa situação “absurda”, extrapolando relações familiares odiosas entre seus membros em um odioso quiz familiar.

Ao final de cada interação, o jogo mostra quantas evidências foram obtidas da conversa

Posto isso, Abb tem que tentar desvendar o que aconteceu na reunião presencial. Mas ela não pode simplesmente sair interrogando a todos. É preciso lidar com cada personalidade e ir pegando as informações da maneira correta para coletar evidências ao longo do quiz. Ao juntar evidências suficientes contra uma pessoa, podemos acusá-la no final da partida.

Who Pressed Mute on Uncle Marcus? foi feito para ser jogado várias vezes, para que possamos falar com todos os jogadores e coletar o maior número de evidências possíveis para decidir quem é o assassino e salvar tio Marcus – é impossível reunir todas as pistas de uma vez. As falas suspeitas ficam salvas de uma rodada para a próxima, mas existe a opção de apagá-las, se quiser ir totalmente nas cegas.

As interpretações são muito boas, assumindo a proposta do game de reforçar os arquétipos de cada parente. Isso faz a trama, que poderia ser um suspense, ter um tom mais divertido. Abb é mais normal e isso faz um bom contraponto contra sua excêntrica família – a tia bêbada, o primo “trevoso” e a irmã egocêntrica são só alguns deles.

Ao juntar evidências suficientes, é possível acusar alguém no fim da partida

Contra o game só tenho duas críticas. Acho que poderia existir uma melhor indicação visual das escolhas que já selecionamos em partidas anteriores. É possível pular cenas já vistas, mas se você for esquecido como eu, recomendo ter um caderninho para anotar com quem você falou em cada rodada e quais falas selecionou, só por garantia. A segunda crítica é que não há legendas em português, o que pode ser um problema se você não tem alguma noção de inglês.

Ainda assim, se o idioma não for problema e você gostar do estilo, Who Pressed Mute on Uncle Marcus? é uma ótima experiência, com seu texto exagerado e cômico de uma família em ruinas e um caso de vida ou morte. Alguém precisa salvar o tio Marcus!

Análise produzida com cópia digital de PS4 cedida pela Wales Interactive



Bruce

Jornalista, Game Designer e perito na arte das piadas de qualidade questionável. Adora sofrer em soulslike, perder horas em jRPGs e passar a vida no Final Fantasy XIV