Opera GX inaugura o primeiro cemitério do mundo no metaverso
Responsabilidades conjugais, reformas de apartamentos ou um emprego das 9h às 17h. Qualquer pessoa que já fez parte da comunidade gamer conhece a sensação de quando um desses compromissos da vida atrapalha o jogo. É por isso que o Opera GX lançou o Gamer Graveyard, um serviço online onde é possível criar lápides digitais para enterrar os colegas jogadores ou apenas rememorar seus avatares.
“O fato é que se você morre no metaverso, felizmente não morre na vida real. Mas as pessoas sentem a sua falta. O cemitério online é uma ferramenta sutil para dizer aos amigos que sumiram do Discord ou em um jogo que você sente a falta deles”, diz Maciej Kocemba, head do Opera GX.
O Gamer Graveyard é construído no estilo 2D de 8 bits e inclui um criador de lápides onde as pessoas podem escolher um estilo de pedra, escrever o apelido do amigo gamer e um elogio e indicar a data em que ele foi visto pela última vez online. A lápide é então colocada no cemitério e pode ser compartilhada em redes sociais – ou enviada diretamente para o amigo perdido. O nome, Gamer Graveyard, vem da uma abreviatura online GG que significa “Good Game”, em inglês.
“A sua identidade virtual é uma parte do metaverso e é uma extensão da sua vida física. Quando a sua vida gamer sofre, ela precisa de um lugar para ser enterrada e um cemitério virtual pode ser o melhor lugar para isso”, acrescentou Kocemba.
O que inicialmente seria um esforço que exigiria milhares de desenvolvedores acabou sendo muito mais fácil de construir do que o esperado, exigindo apenas um desenvolvedor. O principal benefício do cemitério digital é que ele é infinitamente grande e flexível e nunca ficará sem espaço.