Análise: NEOGEO Pocket Color Selection Vol.1 Steam Edition
No final dos anos 90 a SNK resolveu que seria uma boa ideia se arriscar no mercado de consoles portáteis, já dominado pelo GameBoy da Nintendo. Depois de uma versão monocromática que mal teve um ano de vida, veio o Neo Geo Pocket Color que apesar de também não ter tido uma carreira longa, teve uma biblioteca de jogos, no mínimo, interessante. E agora temos a chance de revisitar alguns desses títulos graças ao NEOGEO Pocket Color Selection Vol.1 Steam Edition, que está disponível para PCs, no Steam, como o nome entrega.
A lista de jogos é quase a mesma do que já foi lançado no Switch. A única alteração é a entrada de Crush Roller no lugar de SNK Vs Capcom The Match of the Millennium, que também chegou ao PC mas como um jogo separado. Assim os games são os seguintes:
- SNK GALS’ FIGHTERS
- SAMURAI SHODOWN!2
- KING OF FIGHTERS R-2
- THE LAST BLADE: Beyond the Destiny
- FATAL FURY FIRST CONTACT
- METAL SLUG 1ST MISSION
- METAL SLUG 2ND MISSION
- DARK ARMS Beast Buster 1999
- BIG TOURNAMENT GOLF
- CRUSH ROLLER
A preservação de jogos antigos sempre rende uma boa discussão e na qual ainda não temos uma única resposta definitiva. Falando especificamente do Neo Geo Pocket Color, estamos falando de um hardware bem específico que hoje é item de colecionador. Assim já é louvável a iniciativa da SNK de resgatar esse jogos para que mais pessoas tenham acesso.
A parte “museu” da coletânea é muito bem feita. Todos os jogos possuem um modelo 3D das caixinhas com as artes em alta resolução. Além disso, é possível abrir as caixas e ver os cartuchos, algo bem legal. Os jogos estão disponíveis em duas versões: inglês e japonês e essa mudança se reflete também na arte da capa e do manual. Até onde eu vi não notei nenhuma diferença significativa, fora o idioma evidentemente, nos jogos mas é legal ter esse tipo de coisa.
Alguns dos títulos possuem compatibilidade com o primeiro Neo Geo Pocket, podendo ser jogados em uma tela preta e branca. Dentro dos jogos não há a função de save state, mas há o Rewind, que permite dar aquela rebobinada no game. Os saves funcionam da mesma forma de como seriam no portátil – inclusive dá para deixar uma jogatina parada no “modo suspenso”.
A parte visual se complementa com várias opções de cases do NGP Color e a possibilidade de aumentar o tamanho da tela de jogo dando zoom no “aparelho”. Vale notar que quase todos os jogos tem suporte para dois jogadores em co-op local, recurso bastante interessante.
Sobre o cardápio disponível nessa Selection Vol. 1 estão os grande nomes da SNK. Na parte “lutinha”, cada jogo tenta de alguma forma adaptar as mecânicas de seus “irmãos maiores” para o portátil e dá pra dizer que, de modo geral, eles fazem isso bem. Meus destaques vão para SNK Gals’ Fighters, Fatal Fury First Contact e The King of Fighters R-2.
Na outra metade certamente o nome mais conhecido é de Metal Slug com suas duas versões – a segunda me pareceu melhor que a primeira. Dos restantes, Dark Arms é um RPG de ação e que provavelmente vai te consumir mais tempo de jogo. Crush Roller tem uma vibe meio Pac-Man, um bom passatempo se você curte o estilo. E Big Tournament Golf é, como você deve suspeitar, um jogo de golfe. Admito que ele me surpreendeu positivamente, é bem feitinho, pra quem curte é uma boa opção.
O NEOGEO Pocket Color Selection Vol.1 Steam Edition é um belo compilado do pequeno notável da SNK. Para fãs dos jogos de luta da empresa é quase uma obrigação, ao trazer alguns dos grandes nomes do final dos anos 90 em suas versões portáteis. Olhando para a outra metade, temos títulos que se sustentam não só pela nostalgia mas por serem bons jogos por si só, dentro da proposta que trouxeram.
Análise produzida com cópia digital de PC (Steam) cedida pela SNK
Pingback: Análise: SNK Vs. Capcom: The Match of the Millennium (Steam) – Mastermune